Topo

Federação Italiana pedirá adiamento da Eurocopa 2020

Taça da Eurocopa em exposição no dia do lançamento do logo da competição, em 2016 - Dan Istitene/Getty Images
Taça da Eurocopa em exposição no dia do lançamento do logo da competição, em 2016 Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Brian Homewood

15/03/2020 16h00

ROMA (Reuters) — A Federação Italiana de Futebol pedirá que a Eurocopa de 2020 seja adiada por causa da pandemia de coronavírus, na esperança de conseguir completar a temporada da Série A, primeira divisão do Campeonato Italiano, afirmou seu presidente neste domingo.

"Vamos propor à Uefa que o campeonato europeu seja adiado", afirmou Gabriele Gravina à emissora de televisão SportMediaset, acrescentando que, como a Serie A, outras ligas ao redor da Europa também estão paralisadas. "Vamos tentar chegar ao fim deste campeonato, porque é mais justo e mais correto após tantos investimentos e sacrifícios de nossos clubes."

O futebol de elite ao redor da Europa foi interrompido pela disseminação do coronavírus, com competições nacionais e continentais de clubes suspensas ou adiadas.

Representantes de clubes e ligas da Europa e jogadores se reunirão com federações nacionais em uma vídeo-conferência de emergência organizada pela Uefa na terça-feira.

As discussões incluirão a Euro 2020, que deve ser realizada em 12 países europeus, incluindo a Itália, entre 12 de junho e 12 de julho.

Gravina afirmou que espera que a Serie A possa terminar até 30 de junho, embora não tenha descartado que ela se estenda por mais um mês.

Ele também sugeriu que clubes italianos não deveriam treinar por enquanto.

"Se a liga for ser retomada no começo de maio, eu deixaria para lá a questão de treinamentos no momento", disse. "Vamos deixar os rapazes em casa, eles precisam recuperar a energia física e mental."