Topo

Dança de indígenas ainu do Japão é descartada da cerimônia de abertura da Tóquio-2020

21/02/2020 11h55

TÓQUIO (Reuters) - Os organizadores da Olimpíada Tóquio-2020 descartaram uma dança dos indígenas ainu, do Japão, da cerimônia de abertura dos Jogos, disse um representante do grupo nesta sexta-feira.

"Os dançarinos ainu não serão incluídos na cerimônia de abertura em Tóquio", disse Kazuaki Kaizawa, autoridade da Associação Hokkaido Ainu de Sapporo.

Eles foram informados de que não haverá espaço para encaixar o número na apresentação de 24 de julho, disse Kaizawa à Reuters. "Vínhamos nos preparando. e é uma decepção, mas esperamos que ainda exista uma chance de mostrarmos a cultura ainu em outro local."

As autoridades do Comitê Organizador da Tóquio-2020 não responderam de imediato a um pedido de comentário.

Ultimamente, o povo ainu, cuja população em declínio se concentra em Hokkaido, o principal conjunto de ilhas no extremo norte do Japão, vem recebendo mais atenção de um Estado que já o colonizou.

O governo do primeiro-ministro, Shinzo Abe, está construindo um "Espaço Simbólico de Harmonia Étnica" modernista em Hokkaido, mas alguns dos indígenas temem que o novo complexo do museu almeje sobretudo polir as credenciais do país diante do mundo antes da Olimpíada.

Um levantamento de 2017 contou somente pouco mais de 13 mil ainus em Hokkaido. Estima-se que o número real é muito mais alto, porque muitos deles temem não se identificar como japoneses e se mudaram para outras partes do país.

(Por Tim Kelly)