Topo

Brasileiro João Souza ganha punição perpétua no Tênis por combinar resultados

25/01/2020 13h34

(Reuters) - O brasileiro João Souza foi banido do Tênis profissional para o resto da vida após ser condenado por combinar diversos resultados, além de outras violações de corrupção, informou a Unidade de Integridade do Tênis (TIU, na sigla em inglês), neste sábado. 

Uma investigação da TIU concluiu que o atleta de 31 anos havia cometido quebras do regulamento anticorrupção entre 2015 e 2019, incluindo a combinação de resultados em torneios ATP Challenger e ITF Futures no Brasil, México, Estados Unidos e na República Tcheca. 

"O jogador está permanentemente excluído de competir ou comparecer a qualquer evento sancionado, organizado ou reconhecido pelas entidades que comandam o esporte", informou a TIU em nota. 

Souza, que havia sido suspenso provisoriamente desde março de 2019 até o final da investigação, também foi multado em 200 mil dólares após uma audiência disciplinar em Londres no dia 14 de janeiro. 

Segundo a TIU, Souza não havia relatado as aproximações de agentes corruptores, não cooperou com a investigação, inclusive destruindo evidências, e "solicitou que outros jogadores não fizessem seus melhores esforços" em partidas. 

Souza chegou à melhor posição de sua carreira no ranking da ATP em 2015, atingindo o número 69 da tabela. Atualmente está na posição 742. Como atleta da categoria de duplas, ele chegou ao número 70 do ranking em janeiro de 2013. 

(Reportagem de Shrivathsa Sridhar em Bengaluru)