Topo

Mourinho diz que excesso de jogos no fim do ano na Inglaterra é "um crime"

José Mourinho durante partida do Tottenham contra o Chelsea pelo Campeonato Inglês -
José Mourinho durante partida do Tottenham contra o Chelsea pelo Campeonato Inglês

Richard Martin

Londres (Reino Unido)

26/12/2019 15h18

O técnico do Tottenham, José Mourinho, se queixou do calendário congestionado do Campeonato Inglês no período do Natal, que forçará o time a viajar para enfrentar o Norwich City dois dias depois de derrotar o Brighton & Hove Albion por 2 x 1 nesta quinta-feira.

O Spurs não contou com o meia-atacante Son Heung-min, atualmente suspenso, e o sul-coreano tampouco jogará contra o Norwich, nem Moussa Sissoko e Harry Wink, que receberam seus quintos cartões amarelos da temporada no confronto com o Brighton.

O Tottenham visita o Southampton no dia 1º de janeiro, sua quarta partida na liga inglesa em 11 dias.

"É um crime eles estarem jogando de novo no dia 28, é contra toda regra da fisiologia e da biologia", disse Mourinho em uma coletiva de imprensa depois que seu time superou o Brighton graças a gols de Harry Kane e Dele Alli no segundo tempo.

"É contra toda regra, mas é assim que é, e agora temos três jogadores suspensos, é completamente injusto."

O português ecoava críticas ao cronograma feitas pelo técnico do Liverpool, Juergen Klopp, que disse não haver razão para os times só terem dois dias para descansar entre os jogos.

O treinador do Leicester City, Brendan Rodgers, descreveu o calendário como "uma insensatez".

O técnico do Brighton, Graham Potter, fez coro a Mourinho se queixando do impacto dos embates nos jogadores, mas disse entender que o número de datas no período do final do ano aumenta o apelo global do Campeonato Inglês.

"É muito difícil em termos de selecionar os jogadores, cientistas que entendem de recuperação diriam que não é bom, mas é o Campeonato Inglês, o cronograma, e temos que nos adaptar", disse Potter.

"É complicado, por um lado a liga dá aos clubes muitos recursos para lidar com as exigências. Entendo que é bom para a liga ter todas essas partidas durante o Natal, mas é uma coisa diferente em termos das atuações dos jogadores."

A liga inglesa está adotando uma pausa de inverno mais tarde nesta temporada para alinhar a Inglaterra às outras grandes ligas europeias, de forma que todos os times terão um final de semana livre em fevereiro.

Mas Potter opinou que um final de semana sem jogos não compensará o estresse adicional do período das festas.

"A pausa é boa, mas não é a questão principal, que é você jogar em 26 de dezembro e depois em 28 de dezembro e o impacto que isso tem nos jogadores", acrescentou.