Topo

Napoli escolhe Gattuso como técnico no lugar de Ancelotti

11/12/2019 16h41

ROMA (Reuters) - O Napoli escolheu Gennaro Gattuso, ex-meio-campista da Itália notoriamente combativo, como seu novo técnico nesta quarta-feira, uma tentativa aparente de restaurar a disciplina de um time que perdeu o rumo depois de um início de temporada promissor.

O treinador de 41 anos substituirá o também italiano Carlo Ancelotti, seu ex-mentor, que foi demitido na terça-feira horas depois de o Napoli derrotar o time belga Genk por 4 x 0 na Liga dos Campeões e chegar às oitavas de final do torneio.

"Bem-vindo, Gattuso", disse o clube em sua conta de Twitter com uma foto do novo técnico.

A demissão de Ancelotti veio na esteira de dois meses turbulentos durante os quais seu time passou nove partidas sem vencer em nenhuma competição.

À certa altura, Ancelotti criticou uma decisão de Aurelio De Laurentiis, proprietário extravagante do Napoli, de confinar o elenco em um campo de treinamento durante uma semana.

Os jogadores abandonaram o campo na metade desse período, recusando-se a ficar no hotel, mas continuaram a treinar.

A mídia italiana disse que os jogadores receberam multas variando de um quarto a metade do salário, mas o clube não quis comentar as punições noticiadas.

Campeão mundial em 2006 com a seleção da Itália, Gattuso passou 13 temporadas de sua carreira de jogador no Milan, várias delas sob o comando de Ancelotti, e ali teve sua primeira experiência como técnico na liga italiana.

Ele foi escolhido para treinar o Milan em novembro de 2017 e partiu no final da temporada passada, com dois anos de contrato por cumprir, depois de o time terminar na quinta colocação, o que o privou de uma vaga na Liga dos Campeões.

Anteriormente, Gattuso treinou o time suíço Sion, o grego OFI Crete e o clube italiano de terceira divisão Pisa, onde conquistou um acesso.

(Por Brian Homewood)