Topo

Usain Bolt leva patinete ao Japão apesar de entraves regulatórios

15/11/2019 13h10

TÓQUIO (Reuters) - Dono de nove medalhas de ouro olímpicas, Usain Bolt está levando seus patinetes motorizados ao Japão na esperança de que seu status de celebridade ajude a persuadir as agências reguladoras de que os benefícios ambientais são importantes o suficiente para afrouxar algumas das limitações ao seu uso.

Segundo as leis atuais, os patinetes motorizados só podem ser usados em ruas e precisam de placas, e seus usuários devem ter carteira de habilitação de motocicleta.

O velocista e recordista mundial e cofundador da Bolt Mobility anunciou o lançamento em um evento realizado em um restaurante de Tóquio nesta sexta-feira. O objetivo inicial é limitar os aluguéis dos scooters a terrenos particulares, que são isentos de regulamentações de tráfico, e estar operando em 40 campi universitários até o final de 2020.

Além disso, representantes da start-up norte-americana de um ano de existência estão conversando com as agências reguladoras sobre a amenização das restrições com o argumento de que seus veículos podem diminuir os congestionamentos – e com isso reduzir as emissões. Bolt espera que sua fama ajude a transmitir essa mensagem.

"Ainda estamos conversando e tentando descobrir como ir adiante e fazer coisas melhores pelo meio ambiente, porque foi assim que começou", disse ele em uma entrevista concedida à Reuters após o evento. "Isto é o futuro."

A Bolt Mobility almeja estar em 20 cidades de todo o mundo até o final deste ano e em 50 de oito países em 2020. No início deste ano, ela estreou em Nova York, Paris e Washington.