Topo

Italiano 2019/2020

Lukaku diz que Itália precisa combater racismo para atrair atletas de elite

Lukaku gesticula durante partida da Internazionale - Marco Canoniero/LightRocket
Lukaku gesticula durante partida da Internazionale Imagem: Marco Canoniero/LightRocket

06/09/2019 16h26

Romelu Lukaku, atacante da Inter de Milão que foi alvo de ofensas raciais de torcedores do Cagliari no domingo, disse que o futebol italiano precisa combater o racismo nos estádios se quiser atrair jogadores de elite para sua liga.

O atacante da Bélgica, que disputava seu segundo jogo no país desde que saiu do Manchester United, foi recebido por torcedores situados atrás do gol com imitações de macaco quando chegou para bater um pênalti que converteu na vitória de 2 a1.

Lukaku disse na edição italiana da revista Rolling Stone que quer se concentrar em ajudar seu time a vencer, mas foi indagado se os jogadores deveriam sair de campo em casos de ofensa racial.

"Sim, acho que você tem que deixar um recado, é claro, porque é algo de que precisamos tratar", afirmou.

Ele disse que também houve problemas na Inglaterra recentemente, acrescentando: "O futebol é internacional, o futebol é multicultural, então, se realmente quer ter os melhores jogadores do mundo, tem que tomar providências para recebê-los de braços abertos, porque eles também estão dispostos a se adaptar à cultura."

"Acho que é realmente importante não discriminar e valorizar a presença que eles trazem ao país", acrescentou.

Na segunda-feira, Lukaku escreveu em uma postagem no Instagram que o futebol está retrocedendo na luta contra o racismo.

Em resposta, o Curva Nord, grupo de torcedores radicais da Inter, publicou uma mensagem no Facebook e afirmou que o comportamento dos torcedores do Cagliari não foi racista.

"Lamentamos muito que você tenha pensado que o que aconteceu em Cagliari foi racista", disse o grupo, que não tem ligação oficial com a Inter.

"Tem que entender que a Itália não é como muitos outros países europeus nos quais o racismo é um problema real. Entendemos que pode ter parecido racista para você, mas não é assim."