Topo

Fifa aprova novo Mundial de Clubes para 2021; europeus confirmam boicote

15/03/2019 14h26

Por Simon Evans

MIAMI (Reuters) - A Fifa vai realizar uma nova Copa do Mundo de Clubes com 24 equipes a partir de 2021, anunciou o presidente da federação internacional de futebol, Gianni Infantino, nesta sexta-feira, colocando a entidade máxima do esporte em conflito com os principais clubes europeus.

Infantino, falando em uma entrevista coletiva, disse que a Fifa tomou a decisão em sua reunião de conselho nesta sexta.

A competição, entretanto, imediatamente enfrentou um boicote dos maiores clubes da Europa, incluindo equipes como Real Madrid e Manchester United.

A Associação de Clubes da Europa (ECA, na sigla em inglês), que representa 232 clubes europeus, entre eles todos os principais, redigiu uma carta pedindo para que Infantino não tomasse uma decisão agora e afirmando que não participarão do torneio em 2021.

Após o anúncio de Infantino, um porta-voz da ECA declarou: "Os clubes da ECA não participarão do Mundial em 2021 e avaliarão participação em edições da competição após 2024."

Mais tarde, a Uefa, órgão que comanda o esporte na Europa, declarou que tem o dever de proteger a saúde dos atletas e que seus membros no Conselho da Fifa votaram em unanimidade contra a proposta.

"Passamos por um processo de consulta, conversamos com todos, alguns concordam, outros não, você tem diferentes visões e posições", disse Infantino.

"No futebol, não estamos em guerra uns contra os outros --estou confiante de que podemos ter uma boa e frutífera cooperação", acrescentou. "Me sinto muito positivo com as discussões e tenho certeza que no final ficaremos muito felizes."

COPA COM 48 SELEÇÕES

Infantino disse ainda acreditar que uma Copa do Mundo de 48 equipes em 2022 no Catar é "viável", acrescentando que a Fifa continuará estudando as opções.

"Se isso acontecer, fantástico. Se isso não acontecer, fantástico também", disse.

Nenhuma decisão será tomada sobre a possível expansão do torneio, com possíveis nações anfitriãs adicionais, até junho, disse Infantino.

O Conselho da Fifa também decidiu usar a tecnologia de árbitro de vídeo na Copa do Mundo Feminina de junho, na França.

(Reportagem de Simon Evans)