Topo

Pictogramas da Tóquio 2020 são revelados 500 dias antes dos jogos

12/03/2019 13h53

Por Jack Tarrant

TÓQUIO (Reuters) - Os pictogramas da Olimpíada de Tóquio de 2020 foram revelados nesta terça-feira em um evento que assinalou os 500 dias para o início dos Jogos de Verão.

Os pictogramas de cada esporte, inclusive os cinco novos que estrearão na Tóquio 2020, aparecerão em ingressos, gráficos de televisão e locais de competição e são um dos elementos visuais cruciais de qualquer Olimpíada.

Beisebol e softball, caratê, skate, surf e escalada de velocidade estarão na Tóquio 2020, cujos organizadores visam um público mais jovem.

Os Jogos de Verão de 1964, os últimos sediados pela capital japonesa, foram os primeiros a contar com pictogramas, usados em todas as Olimpíadas desde então. O conceito foi adotado para tornar todos os esportes fáceis de compreender em todo o mundo.

"Os pictogramas de esportes foram usados oficialmente pela primeira vez nos Jogos de Tóquio de 1964; projetistas japoneses, antecessores, projetistas pioneiros criaram este grande legado", explicou o projetista Masaaki Hiromura.

"Tendo isso como ponto de partida para os Jogos de Tóquio de 2020, queríamos um projeto mais moderno, que incorporasse o dinamismo dos atletas e tentasse expressar seus movimentos musculares, mas de forma simples".

Os organizadores também aproveitaram a oportunidade para lançar o projeto da caravana Tóquio 2020.

Um ônibus promocional percorrerá as três regiões mais afetadas pelo terremoto e tsunami devastadores de 2011 enquanto a Tóquio 2020 reflete o tema da "Olimpíada da reconstrução".

A caravana percorrerá Tóquio e depois seguirá para as prefeituras de Fukushima, Miyagi e Iwate, no norte.

O softball, primeiro evento do calendário da Tóquio 2020, estreará em Fukushima dois dias antes da cerimônia de abertura de 24 de julho.

Faltando 500 dias para o início dos jogos, os organizadores acreditam que os preparativos estão no prazo.

A maioria dos locais de competição está 50 a 70 por cento completa antes dos eventos de teste, que começarão para valer no próximo verão local.

O novo Estádio Olímpico, que sediará a cerimônia de abertura, deve estar pronto em novembro.