Topo

Liga espanhola não terá mais jogos às segundas-feiras na próxima temporada, diz federação

01/03/2019 15h26

BARCELONA (Reuters) - Os jogos de segunda-feira à noite do Campeonato Espanhol, que vêm provocando protestos em massa recorrentes dos torcedores, não continuarão na próxima temporada, anunciou o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, nesta sexta-feira.

"Não haverá mais futebol às segundas-feiras. A partir da próxima temporada, o futebol será aos sábados e domingos. Os negócios são importantes, mas os torcedores são mais importantes", disse ele em uma publicação em sua conta pessoal de Twitter.

As partidas da primeira divisão do futebol espanhol acontecem às segundas-feiras desde 2010, e embora a entidade organizadora da liga afirme que elas têm grande audiência na televisão, levaram a uma redução no comparecimento nos estádios.

Os torcedores do Alavés fizeram uma manifestação de grande repercussão contra os jogos de segunda-feira no mês passado durante um confronto com o Levante em casa, mantendo o estádio vazio até cinco minutos antes do início, e um grupo pequeno realizou um funeral de mentira dentro da arena marcando "a morte do futebol moderno".

Rubiales disse que a federação também está debatendo o fim dos jogos às sextas-feiras, mas não confirmou se também serão descartados.

"Veremos o que acontece com os jogos das sextas-feiras, talvez consigamos chegar a um acordo que seja bom para todos", acrescentou.

Os grandes times espanhóis, como Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madri e Sevilha, estão dispensados de jogar às segundas e sextas-feiras por participarem de competições europeias.

(Por Richard Martin)