Reeleito, presidente da Uefa promete reformar competições de clubes
Por Brian Homewood
ROMA (Reuters) - O esloveno Aleksander Ceferin foi reeleito presidente da Uefa, a entidade responsável pelo futebol europeu, nesta quinta-feira, sem enfrentar adversários, e prometeu reformar as competições de clube, mas reafirmando que não vai haver uma Super Liga em sua gestão.
Escolhido durante o Congresso da Uefa, evento anual realizado em um hotel de luxo de Roma, Ceferin disse que os torneios reformulados, que deverão começar em 2024, trarão uma "nova dimensão" ao futebol europeu.
Ele não deu detalhes de como funcionarão, mas enfatizou que serão abertos a todos os times e que estes participarão por seus resultados, e não por meio de convites.
"Trabalharemos de mãos dadas com nossa parceira, a Associação de Clubes Europeus, para criar as competições de clube do futuro", disse Ceferin aos delegados depois de conquistar um mandato de quatro anos.
"Competições de clube condizentes com nosso tempo, cheias de empolgação e intensidade e abertas, que trarão uma nova dimensão ao futebol europeu".
Antes da confirmação de seu segundo mandato, Ceferin lembrou que antes de sua eleição de 2016 surgiram relatos de que os maiores times do continente planejavam uma liga alternativa, mas que isso foi evitado graças a conversas "honestas, diretas e inflexíveis" com os clubes.
Ele disse que não existirá uma Super Liga enquanto for presidente da Uefa e Andrea Agnelli chefiar a Associação de Clubes Europeus. "Não é uma promessa, é um fato", acrescentou.
As competições de clube europeias acontecem em ciclos de três anos, e o atual termina em 2021.
O formato do próximo ciclo 2021-24 foi decidido no ano passado com o acréscimo de uma nova competição de terceira divisão à Liga dos Campeões e à Liga Europa.
Ceferin disse que a Uefa fará "todo o possível" para levar a Copa do Mundo de 2030 para a Europa e que a regra de equilíbrio fiscal do futebol europeu conhecida como Fair Play Financeiro (FFP) será atualizada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.