Topo

Torcedores e jogadores vibram com nova postura da NFL para comemorações

01/02/2019 12h36

Por Amy Tennery e Brendan O'Brien

NOVA YORK/ATLANTA (Reuters) - Era a quinta semana da temporada da NFL e JuJu Smith-Schuster, receiver do Pittsburgh Steelers, estava deitado de costas na end zone depois de marcar um touchdown.

Imediatamente o running back James Conner se abaixou, parecendo cuidar de seu colega prostrado. Smith-Schuster fingiu estar dando à luz uma bola de futebol, tendo Conner como parteiro, que lhe entregou seu "bebê" no colo.

A cena seria impensável poucos anos atrás, antes de a liga relaxar suas restrições às comemorações de touchdown.

Danças minuciosamente coreografadas e esquetes grupais agora são a norma, divertindo os torcedores e animando as redes sociais.

"É legal ver todos os 11 caras no ataque --ou um monte deles-- se juntarem ou criarem coisas", disse Tony Romo, ex-quarterback do Dallas Cowboys que se aposentou pouco antes da mudança nas regras.

"Fiquei um pouco decepcionado porque sou um dançarino fantástico", brincou Romo, que estará na cabine de transmissão do Super Bowl LIII de domingo entre o New England Patriots e o Los Angeles Rams, na cidade de Atlanta.

Reggie Wayne, que jogou 14 temporadas com o Indianapolis Colts e está em Atlanta para a grande final, disse que a princípio era "totalmente contra isso", mas que nesta temporada entrou no clima.

"É uma nova onda", disse Wayne, um dos campeões do Super Bowl XLI. "À medida que o ano passava foi ficando empolgante".

Membro do Hall da Fama, o wide receiver Michael Irvin, que conquistou três Super Bowls com o Dallas Cowboys, não chegou a ver as comemorações criativas.

"Gosto de me divertir", disse Irvin. "Eu provavelmente teria coreografado algumas coisas com alguns jogadores".

Embora elas certamente não agradem a todos, ao longo da temporada os torcedores passaram a usar o Twitter para trocar gifs e vídeos de seus passos favoritos na end zone.

"Adoro o jeito dos jogadores de futebol empolgados quando fazem as comemorações de touchdown", tuitou Jessica (@jaymytro).

"Posso ganhar a vida coreografando comemorações de touchdown da NFL??!?!?", perguntou outro usuário do Twitter, Spookay (@kayscore).

A NFL, que chegou a proibi-las, acolheu a tendência e está realizando a competição "Comemoração de Touchdown do Ano" em seu site antes da decisão do campeonato.