Topo

Liverpool enfrenta desafio sem precedentes para conquistar título inglês, mostram dados

10/01/2019 11h22

(Reuters) - A história está do lado do líder Liverpool na busca pelo primeiro título inglês desde 1990, mas a vantagem de quatro pontos sobre o Manchester City após 21 jogos é a menor margem de diferença entre os dois primeiros colocados em mais de um século.

Os últimos 11 times que chegaram a essa mesma fase com 52 ou mais pontos desde 1905-06 ganharam o título, mas a força do "top 4" deste ano faz com que o Liverpool, com 54 pontos, enfrente uma tarefa especialmente difícil.

A empresa de dados esportivos Gracenote recalculou temporadas antes da primeira divisão inglesa mudar de dois para três pontos por vitória em 1981 e afirmou que os dados revelam que o "top 4" atual é o mais dominante da história.

Liverpool, City, Tottenham Hotspur e Chelsea estão separados por 10 pontos e prestes a quebrar o recorde cumulativo de 333 pontos marcados pelos quatro melhores times em cada uma das últimas duas temporadas.

Dos 11 times que venceram o Campeonato Inglês após liderar esta fase desde 1905-06, quando 20 clubes competiram pela primeira vez, muitos contavam com amplas vantagens, ao invés da estreita margem mantida pelo Liverpool este ano.

O City, por exemplo, contava com uma vantagem de 14 pontos contra o Chelsea na mesma etapa no ano passado, e é o primeiro time da primeira divisão a atingir o marco de 50 pontos após 21 jogos e não liderar a tabela.

(Reportagem de Shrivathsa Sridhar, em Bengaluru)