Topo

Presidente do COI elogia Tóquio por estar "bem preparada" para os Jogos de 2020

28/11/2018 12h15

Por Kwiyeon Ha

TÓQUIO (Reuters) - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse que não consegue se lembrar de uma cidade-sede tão bem preparada quanto Tóquio pouco mais de 600 dias antes do início dos Jogos de Verão de 2020.

O alemão visitou os escritórios dos organizadores da Olimpíada e da Paralimpíada de 2020 nesta quarta-feira, cobrindo os anfitriões de elogios por sua prontidão para sediar o evento.

    "Já vemos agora, dois anos antes destes Jogos Olímpicos, todos os ingredientes de Jogos Olímpicos bem-sucedidos", disse Bach, que está em Tóquio para uma reunião do Comitê Executivo do COI que começa na sexta-feira.

    "Realmente estamos muito impressionados com o progresso nos preparativos que temos visto aqui", disse.

    "Não consigo me lembrar de nenhuma cidade olímpica tão bem e tão avançada dois antes dos Jogos quanto Tóquio 2020 está."

    As palavras de Bach certamente serão um afago nos organizadores, que superaram uma série de temores iniciais para encaminhar os preparativos da competição, que começa em 24 de julho de 2020.

    Uma área na qual ainda existem dúvidas é a capacidade da capital japonesa de sediar Jogos de Verão em temperaturas escaldantes, que alcançaram um recorde de 41,1 graus Celsius em julho deste ano.

    Como as temperaturas médias do verão local ultrapassam os 30º desde 1998, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão, os organizadores têm pesquisado contramedidas.

    Poucas diretrizes de peso foram anunciadas e continua existindo incerteza a respeito do horário de início das maratonas masculinas e femininas, mas Bach não está preocupado.

    "As medidas estão sendo preparadas e existe uma cooperação maior com o comitê organizador", acrescentou. "Tivemos um grupo de trabalho especial com pessoal da área médica, com especialistas da área médica. Eles estão propondo algumas medidas."