Topo

Com recorde da pista, Hamilton faz pole para última prova do ano

24/11/2018 13h52

ABU DHABI (Reuters) - O pentacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton fez a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, última prova do calendário deste ano da categoria, com uma volta fantástica neste sábado.

    A pole foi a 83ª da carreira do britânico e a 11ª nesta temporada.

O companheiro de equipe de Hamilton, o finlandês Valterri Bottas, completou a primeira fila.

Foi o quinto ano seguido que a Mercedes domina totalmente o treino classificatório em Yas Marina.

Mas, neste sábado, Hamilton estabeleceu o novo recorde da pista, com 1min34s794. Bottas ficou 162 milésimos atrás, e terá na segunda fila as duas Ferraris, com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen.

"É um treino classificatório muito importante para mim, porque é a última vez com este carro", disse Hamilton. "A montanha-russa emocional que passei com este carro... É provavelmente o mais próximo que eu estive de um carro na vida. Estou emocionalmente ligado a ele."

"Não foi sempre fácil. Tive dificuldades com ele, mas foi um privilégio trabalhar com ele neste ano e estou muito grato à equipe, a todos, por construí-lo", acrescentou.

Este sábado foi a última oportunidade de Max Verstappen, da Red Bull, de se tornar o piloto mais jovem da história a conquistar uma pole, mas o holandês de 21 anos ficou em sexto, atrás do companheiro de equipe, Daniel Ricciardo.

Romain Grosjean ficou em sétimo com a Haas, enquanto Charles Leclerc foi o oitavo em sua última corrida com a Sauber, antes de substituir Raikkonen na Ferrari.

Já que os campeonatos de pilotos e construtores estão definidos, a corrida deste domingo não deve ter ordens de equipe.

"Foi muito divertido", disse Hamilton. "Entrar lá e conseguir se expressar e levar o carro da forma que você queria. Não há algo melhor", disse Hamilton.

Bottas, que não venceu uma prova sequer este ano, contra 10 de Hamilton, reconheceu os méritos do campeão na nova pole.

"O segundo lugar não era o que eu esperava, mas completar a primeira fila na última corrida é bom. Ele foi muito bem. Foi difícil vencê-lo. Ele foi melhor na volta", afirmou.

(Por Alexander Cornwell)