Nove pessoas morrem, entre elAs cinco coreanos, após tempestade em montanha no Nepal
KATHMANDU (Reuters) - Cinco alpinistas sul-coreanos e seus quatro guias nepaleses foram mortos depois que o acampamento deles no Himalaia foi atingido por uma tempestade, disseram policiais locais e autoridades de montanhismo no domingo.
O desastre, que matou o recordista sul-coreano Kim Chang-ho, é o pior acidente com alpinistas registrado no Nepal em dois anos.
O oficial de polícia Bir Bahadur Budhamagar disse que as equipes de resgate, auxiliadas por moradores, conseguiram recuperar os corpos dos nove alpinistas neste domingo perto da base onde estavam no Monte Gurja, um pico de 7.193 metros de altura, localizado a aproximadamente 216 km a noroeste da capital do Nepal, Kathmandu.
"Os corpos dos cinco coreanos e dos quatro nepaleses foram identificados", disse Budhamagar à Reuters no distrito de Myagdi, onde ocorreu o desastre.
No sábado, a polícia disse que os moradores locais localizaram sete corpos nas encostas das montanhas, mas os trabalhadores de emergência não conseguiram recuperá-los devido ao mau tempo.
A expedição coreana estava sendo liderada por Chang-ho, que estabeleceu um recorde em 2013 como o alpinista a alcançar mais rápido os picos das 14 montanhas mais altas do mundo sem usar oxigênio suplementar, de acordo com autoridades do alpinismo.
Entre as vítimas, estão quatro coreanos de uma equipe no Monte Gurja. Eles estavam no acampamento base localizado a 3.500 metros no momento da tempestade. O quinto coreano era um montanhista que se juntou ao grupo, de acordo com oficiais de caminhada.
O Nepal é o lar de oito das 14 montanhas mais altas do mundo, incluindo o Monte Everest, e a temporada de escalada no outono se encontra no auge. A renda de alpinistas estrangeiros é uma importante fonte de receita para o país, que é muito pobre.
(Por Gopal Sharma)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.