Ex-ministro dos Esportes do Quênia é denunciado por desvio de dinheiro na Olimpíada do Rio
NAIRÓBI (Reuters) - O ex-ministro dos Esportes do Quênia será denunciado na Justiça por relação com desvio de fundos destinados a atletas que competiram na Olimpíada do Rio de Janeiro, no Brasil, dois anos atrás, disse o promotor-chefe, neste sábado.
A nação do leste da África teve a sua melhor Olimpíada no Rio, vencendo seis medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze, todas no atletismo, mas o desempenho esportivo foi ofuscado pelas acusações de corrupção entre autoridades importantes do governo e chefes de equipes.
Uma investigação colocou a culpa em Hassan Wario, ministro dos Esportes na época, e cinco outros antigos oficiais. Eles serão denunciados por dez acusações de abuso de poder e não cumprimento da lei, disse Noordin Haji, promotor-chefe.
Wario, nomeado embaixador do Quênia na Áustria este ano, não estava disponível para comentar imediatamente o assunto. Os outros cinco oficiais, inclusive Kipchoge Keino, que comandou o comitê olímpico nacional, também não estava disponível.
“O impacto da corrupção e desvio de dinheiro destinado para nossos atletas teve um efeito negativo em seu desempenho”, disse Haji, em um comunicado.
(Por Duncan Miriri)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.