Topo

Mo Farah surpreende e vence Maratona de Chicago com recorde europeu

07/10/2018 15h45

(Reuters) - O corredor britânico Mo Farah conquistou uma impressionante vitória na Maratona de Chicago ao vencer a prova em 2h05min11s, neste domingo, em apenas sua terceira corrida oficial da distânica.

Depois de segurar o ritmo pela maior parte da corrida, o britânico quatro vezes campeão olímpico de corridas de pista acelerou o ritmo e tomou a liderança nos últimos seis quilômetros e superou o etíope Mosinet Geremew para quebrar o recorde europeu de 2h05min48s, apesar das condições de chuva e às vezes de ventania.

Farah, de 35 anos, lançou o braço direito no ar ao aproximar-se da linha de chegada e celebrou com alegria a vitória com sua pose "Mobot".

"Foi incrível cruzar a linha de chegada em primeiro", disse ele a repórteres. "Esta é uma grande maratona."

Geremew terminou em segundo lugar com o tempo de 2h05min24s, com o japonês Suguru Osako em terceiro marcando o recorde nacional de 2h05min50s.

O antigo parceiro de treino de Farah e campeão do ano passado em Chicago, Galen Rupp, foi quinto colocado com 2h06min21s.

A queniana Brigid Kosgei, campeã do ano passado, conquistou o bicampeonato da prova feminina com o tempo de 2h18min35s.

Kosgei, de 24 anos, venceu por dois minutos ao derrotar Roza Dereje, da Etiópia.

A corrida masculina em cadeira de rodas causou uma grande surpresa, com o americano Daniel Romanchuk, de 20 anos, superando o atual bicampeão de Chicago Marcel Hug, da Suíça, para vencer em 1h31min34s.

Na corrida feminina de cadeirantes, a recordista mundial Manuela Schaer, da Suíça, marcou 1h41min38s para acabar com a sequência de sete vitórias da norte-americana Tatyana McFadden em Chicago. McFadden terminou em sétimo.

(Por Gene Cherry)