Ausência de Guerrero entre titulares acaba custando caro para o Peru
FUT-COPA-PERU-GUERRERO:Ausência de Guerrero entre titulares acaba custando caro para o Peru
Por Sudipto Ganguly
SARANSK, Rússia (Reuters) - O Peru fez de tudo menos marcar um gol na derrota por 1 x 0 para a Dinamarca em sua estreia na Copa do Mundo, no sábado, e não ajudou ter deixado o artilheiro histórico da seleção peruana, Paolo Guerrero, no banco de reservas.
O time sul-americano classificou-se para a Copa do Mundo depois de 36 anos de ausência derrotando a Nova Zelândia em duas partidas da repescagem para a Rússia.
A campanha peruana recebeu um impulso, no mês passado, quando Guerrero recebeu permissão para disputar o torneio, depois que um tribunal federal da Suíça concordou em retirar provisoriamente a suspensão de 14 meses que havia sido imposta por doping.
Guerrero voltou a vestir a camisa peruana com estilo, marcando duas vezes na vitória por 3 x 0 sobre a Arábia Saudita em amistoso em 3 de junho, mas não foi titular na partida do Grupo C contra a Dinamarca, no sábado.
O jogador de 34 anos assistiu do banco de reservas à equipe dinamarquesa ser dominada pelos passes curtos e envolventes do Peru, que, no entanto, não conseguiu aproveitar a série de chances que criou, inclusive um pênalti, no primeiro tempo, que Christian Cueva mandou por cima do travessão.
Apenas quando o dinamarquês Yussuf Poulsen abriu o placar, pouco antes dos 15 minutos do segundo tempo, o técnico peruano, Ricardo Gareca, colocou Guerrero em campo, e a diferença foi imediata.
Gareca disse que não quis modificar a escalação com a qual o Peru ficou 15 partidas invicto desde 2016.
“Eu não sei o que dizer. Foi a decisão que tomamos”, disse o treinador. “Decidimos que o mais conveniente realmente seria o time titular sem ele. Todos os jogadores atuavam juntos há um longo tempo”.
“Tenha em mente que Paolo é um jogador muito importante, mas ele foi o último a chegar ao time nacional”.
Guerrero foi suspenso depois de testar positivo para uma substância derivada da cocaína, que ele alega ter ingerido sem saber, ao beber o que achava ser um chá para tratar a gripe.
Ele quase marcou o gol de empate do Peru contra a Dinamarca assim que entrou em campo, ao escapar da marcação e completar um cruzamento de cabeça, que acabou defendido pelo goleiro dinamarquês Kasper Schmeichel.
Guerrero continuou sendo uma ameaça dentro da área e quase empatou com um audacioso toque de calcanhar, que passou por Schmeichel e próximo à trave.
“Foi difícil ficar na reserva, mas essa foi a decisão do treinador”, disse, segundo a agência de notícias espanhola EFE. “Está tudo bem se ele me quiser ali. Se ele quiser que eu comece o próximo jogo, estarei pronto”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.