Topo

Árbitro de vídeo gera controvérsia após ser usado para marcar 1º pênalti em Copa do Mundo

16/06/2018 16h38

FUT-COPA-VAR-POLEMICA:Árbitro de vídeo gera controvérsia após ser usado para marcar 1º pênalti em Copa do Mundo

Por Ian Ransom

KAZAN, Rússia (Reuters) - Um sistema de análise de vídeo feito para corrigir erros de arbitragem serviu somente para gerar mais controvérsia, neste sábado, quando a tecnologia desempenhou uma função decisiva na vitória por 2 x 1 da França sobre a Austrália na Copa do Mundo.

O atacante francês Antoine Griezmann marcou o primeiro pênalti autorizado pelo sistema do árbitro de vídeo em uma Copa do Mundo, após ter sido derrubado por Josh Risdon dentro da área.

O árbitro Andres Cunha havia inicialmente pensado se tratar de uma roubada justa de bola, mas foi convocado a revisar as imagens, e após um momento de deliberação marcou o pênalti.

Griezmann chutou a bola no canto direito do goleiro australiano Mathew Ryan, animando os torcedores franceses, mas gerando vaias dos australianos na Kazan Arena.

Griezmann estava convencido de que foi derrubado ilegalmente e sentiu que o árbitro de vídeo cumpriu sua função.

O técnico australiano, Bert van Marwijk, no entanto, ficou infeliz com o uso do sistema e sentiu que o uruguaio Cunha ainda estava indeciso mesmo após ver o replay.

“Eu espero que talvez um dia haja um árbitro que seja muito honesto”, disse o holandês, que nunca foi um fã da tecnologia, a repórteres. “Quando você, naquele momento, vai por conta própria ver a tela do vídeo, eu vi ele em pé”.

“A linguagem corporal era que ele não sabia da minha posição. E então você tem que tomar uma decisão. França ou Austrália”.

“É muito difícil, mas também é muito difícil decidir, quando um árbitro, para 50 mil pessoas em suas costas, deve decidir quando está em dúvida”.

“Mas... ele também é um ser humano e todos cometem erros”.