Relação de russos com seleção vai de vergonha a orgulho após vitória sobre Arábia Saudita
FUT-COPA-RUSSIA-ORGULHO:Relação de russos com seleção vai de vergonha a orgulho após vitória sobre Arábia Saudita
Por Andrew Osborn
MOSCOU (Reuters) - Milhares de russos ouviram e se divertiram com uma música que ironizava seu próprio time de futebol, mas a vitória de 5 x 0 sobre a Arábia Saudita na partida de abertura da Copa do Mundo na quinta-feira subitamente os encheu de orgulho e esperança.
A seleção da Rússia, última do ranking da Fifa entre os países do Mundial, não ganhava uma única partida desde outubro e é há muito tempo era ridicularizada pelos russos.
Apenas nos últimos três dias, quase 8 milhões de pessoas assistiram a uma paródia musical no YouTube zombando do time como um fracasso constrangedor.
A margem de vitória contra os sauditas --os segundos piores do ranking no torneio-- e a habilidade que alguns jogadores mostraram no campo, entretanto, provocaram uma onda de orgulho nacional e o início do que parece ser uma mudança de opinião sobre a seleção russa.
Ekaterina Andreeva, apresentadora do principal jornal televisivo russo, disse aos telespectadores como era bom anunciar que a Rússia havia ganhado de 5 x 0, enquanto o popular tabloide pró-Kremlin Komsomolskaya Pravda atacou os críticos da seleção.
"A todos que não acreditaram no nosso time, tomem isso --5 x 0", escreveu o jornal em sua primeira página nesta sexta-feira.
Gritos de felicidade de torcedores russos não eram ouvidos na arquibancada desde 2012, quando a Rússia derrotou o time tcheco, informou.
"Essa vitória foi importante e essencial para nós acreditarmos na nossa força novamente", disse o jornal.
(Reportagem de Andrew Osborn; Reportagem adicional de Polina Nikolskaya em Moscou e Mark Trevelyan em Ecaterimburgo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.