Gana dissolverá associação de futebol após alegações de suborno
FUT-CORRUPCAO-GANA:Gana dissolverá associação de futebol após alegações de suborno
ACRA (Reuters) - Gana decidiu dissolver sua associação nacional de futebol um dia após autoridades, incluindo o presidente da entidade, terem aparecido em um documentário recebendo propinas, disse o ministro da Informação nesta quinta-feira.
O documentário de duas horas "When Greed and Corruption Become the Norm", feito pelo jornalista Anas Aremeyaw Anas, foi fornecido às autoridades no mês passado antes de ser exibido em público pela primeira vez na quarta-feira.
O presidente da Associação de Futebol de Gana (GFA, na sigla em inglês), Kwesi Nyantakyi, não respondeu a inúmeros pedidos de comentário. A GFA disse que irá cooperar com qualquer investigação.
Nyantakyi, que também é membro do Conselho da Fifa, o corpo legislativo do órgão mundial de futebol, foi filmado em um quarto de hotel recebendo uma propina de 65 mil dólares de um suposto empresário que buscava patrocinar a liga de futebol do país.
O ministro da Informação, Mustapha Abdul-Hamid, disse em nota que o governo estava chocado e revoltado com o conteúdo do documentário e iria referir os supostos culpados à polícia para investigação.
"Com relação à ampla natureza da aparente podridão envolvendo principais autoridades da GFA, autoridades da NSA (Autoridade Nacional de Esportes), comissários de partida, administradores de futebol e árbitros, o governo decidiu adotar medidas imediatas para dissolver a GFA", disse ele.
Ele afirmou que o governo anunciaria em breve medidas provisórias para governar atividades de futebol até que uma nova associação possa ser formada.
(Por Kwasi Kpodo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.