Astros do futebol alemão são criticados por foto com presidente turco
FUT-ALEMANHA-TURQUIA-FOTOS:Astros do futebol alemão são criticados por foto com presidente turco
Por Madeline Chambers e Karolos Grohmann
BERLIM/DORTMUND (Reuters) - A Associação de Futebol Alemã (DFB, na sigla em alemão) e vários políticos da Alemanha criticaram dois jogadores da seleção por posarem para uma foto com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, cujas políticas vêm sendo alvo de repúdio na Europa.
O presidente da DFB, Reinhard Grindel, disse que sua entidade respeita a situação especial dos jogadores, Mesut Ozil e Ilkay Gundogan, que têm raízes turcas, mas que eles foram usados por Erdogan em sua campanha para as eleições do mês que vem em seu país.
As fotos, feitas em Londres no domingo e publicadas pelo partido governista turco AK, mostram Ozil e Gundogan ao lado de Erdogan, todos os três sorridentes, e lhe dando camisas de seus times ingleses – Arsenal e Manchester City, respectivamente.
A camisa de Gundogan trazia as palavras "Com respeito por meu presidente" escritas.
"O futebol e a DFB defendem valores que não são suficientemente respeitados pelo senhor Erdogan", tuitou Grindel. "Nossos jogadores não ajudaram nosso trabalho de integração."
Erdogan é um torcedor de futebol entusiasmado que jogou no nível semiprofissional na juventude.
As relações entre a União Europeia e a Turquia se deterioraram nos últimos dois anos em meio a uma onda repressiva do governo Erdogan contra supostos apoiadores de um golpe militar fracassado cometido em julho em 2016.
Ancara fechou veículos de imprensa, deteve 160 mil pessoas e demitiu um número quase igual de servidores públicos, argumentando que a repressão é necessária por motivos de segurança.
(Reportagem adicional de Martyn Herman)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.