Topo

Líderes islandeses irão boicotar Copa do Mundo da Rússia por ataque no Reino Unido

26/03/2018 20h30

ISLANDIA-COPA-RUSSIA:Líderes islandeses irão boicotar Copa do Mundo da Rússia por ataque no Reino Unido

Por Philip O'Connor

(Reuters) - Líderes da Islândia não irão comparecer à Copa do Mundo da Rússia neste ano como parte de uma resposta internacional para punir o Kremlin por um ataque com agente nervoso contra um ex-espião russo na Inglaterra, pelo qual o governo britânico culpa Moscou.

Apesar da pequena ilha de pouco mais de 300 mil habitantes ter se classificado para o maior torneio de futebol do mundo, não haverá presença diplomática islandesa no Mundial, informou nesta segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores da Islândia.

“Entre as medidas tomadas pela Islândia está o adiamento temporário de todos os diálogos bilaterais de alto nível com autoridades russas. Consequentemente, líderes islandeses não irão comparecer à Copa do Mundo na Rússia”, informou o ministério em comunicado.

Nesta segunda-feira, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse que mais de 130 pessoas podem ter sido expostas ao agente nervoso que pode ter sido usado para envenenar o ex-espião Sergei Skripal e sua filha na cidade inglesa de Salisbury em 4 de março.

May, elogiando a demonstração de solidariedade, disse que 18 países anunciaram planos para expulsar autoridades russas. Entre estes estão 14 países da União Europeia. No total, 100 diplomatas russos estão sendo removidos, na maior expulsão ocidental de diplomatas russos desde o auge da Guerra Fria.

A Rússia tem negado repetidamente responsabilidade pelo ataque com agente nervoso.

“Até agora, a resposta da Rússia tem sido gravemente deficiente”, informou o Ministério das Relações Exteriores da Islândia. “A Rússia deve fornecer explicações críveis sobre como um agente nervoso originalmente produzido em laboratórios soviéticos passou a ser usado para atacar civis no Reino Unido”.