Topo

Veto a comitê paralímpico da Rússia é mantido; decisão sobre Jogos de Inverno sai em janeiro

20/12/2017 11h40

OLIMP-RUSSIA-VETO-PARALIMPICO:Veto a comitê paralímpico da Rússia é mantido; decisão sobre Jogos de Inverno sai em janeiro

LONDRES (Reuters) - O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) disse nesta quarta-feira que manteve a suspensão do Comitê Paralímpico da Rússia, mas que ainda não tomou a decisão final sobre sua participação nos Jogos de Inverno de 2018 na Coreia do Sul.

Em um comunicado, o CPI disse também ter mantido uma medida temporária para que atletas russos compitam como neutros em eventos eliminatórios de quatro esportes: esqui alpino, biatlo, esqui cross-country e snowboard.

Em janeiro se decidirá se os atletas russos poderão competir na Olimpíada de Pyeongchang.

O CPI impôs um veto generalizado à Rússia na Paralimpíada do Rio de Janeiro no ano passado devido às revelações de uma cultura de doping sistemático no país –uma postura mais rígida do que a do Comitê Olímpico Internacional (COI), que preferiu não banir os russos da Rio 2016.

"Embora o Conselho de Governo do CPI continue impressionado com o nível de cooperação e com o progresso feito até agora pelo RPC (Comitê Paralímpico da Rússia), está unido em sua decisão de manter a suspensão, já que os critérios de reintegração ainda não foram plenamente cumpridos", disse o novo presidente da entidade, Andrew Parsons, nesta quarta-feira.

Recentemente o CPI emitiu um veto à participação russa nos Jogos de Pyeongchang, que acontecem entre 9 e 25 de fevereiro, mas permitirá que atletas "inocentes" atuem como neutros.

A Paralimpíada de Inverno começa no dia 8 de março.   (Por Martyn Herman)