Topo

Fifa diz que não vai interferir em impasse entre federações israelense e palestina

27/10/2017 14h02

FUT-FIFA-ISRAEL-PALESTINA:Fifa diz que não vai interferir em impasse entre federações israelense e palestina

CALCUTÁ (Reuters) - A Fifa não vai interferir no impasse entre dirigentes de futebol israelenses e palestinas, e considera o assunto encerrado, disse o presidente da entidade mundial de futebol, Gianni Infantino, nesta sexta-feira.

A disputa está centrada em seis times de divisões mais baixas do Campeonato Israelense que têm sede em assentamentos na Cisjordânia ocupada e disputam seus jogos no território.

A Associação de Futebol Palestina (PFA) diz que a decisão é contrária aos estatutos da Fifa, que dizem que os times de um país-membro não podem jogar partidas no território de outra associação sem permissão.

A PFA também se queixou de que Israel limita suas atividades, inclusive a movimentação de jogadores entre a Cisjordânia e Gaza, e que impediu algumas partidas.

Israel tem citado preocupações com a segurança para justificar suas ações, e a federação de futebol israelense diz não ser responsável pelas ações de seu governo.

Em 2015 a PFA propôs, durante um Congresso da Fifa, que Israel fosse suspenso do futebol internacional, mas recuou depois que a Fifa montou uma força-tarefa liderada pelo político sul-africano Tokyo Sexwale.

"A Fifa decidiu não impor quaisquer sanções ou outras medidas contra a federação de futebol israelense ou a federação de futebol palestina", disse Infantino em uma coletiva de imprensa após uma reunião do Conselho da Fifa.

"Estes territórios são de interesse das autoridades internacionais de lei pública e a Fifa tem que permanecer neutra".

Os assentamentos israelenses em territórios ocupados são considerados ilegais pela lei internacional, o que Israel questiona.