Topo

Japão bate Austrália por 2 x 0 e se classifica para a Copa do Mundo; Catar é eliminado

31/08/2017 11h29

FUT-JAPAO-COPADOMUNDO-CLASSIFICADO:Japão bate Austrália por 2 x 0 e se classifica para a Copa do Mundo; Catar é eliminado

TÓQUIO (Reuters) - O Japão garantiu vaga na Copa do Mundo de 2018 graças a uma vitória enfática de 2 x 0 sobre a Austrália em Saitama, nesta quinta-feira, que deixou os rivais em situação complicada nas eliminatórias asiáticas para o Mundial da Rússia.

Takuma Osano marcou o primeiro gol no final da etapa inicial, e o meio-campista Yosuke Ideguchi, de 21 anos, brilhou ao acertar uma finalização de classe aos 37 minutos do segundo tempo, assegurando aos japoneses sua sexta participação em Copa do Mundo.

Com a vitória o Japão assegurou a primeira colocação do Grupo B das eliminatórias da Ásia antes mesmo de sua última partida, fora de casa, contra a segunda colocada Arábia Saudita, um jogo que os australianos assistirão com nervosismo.

A terceira colocada Austrália precisará de uma vitória sobre a Tailândia em sua última partida eliminatória e torcerá por uma vitória japonesa sobre os sauditas ou um empate para ficar com a segunda vaga direta no Mundial

O Japão se juntaou a Irã, Brasil e Rússia como os países já classificados para o torneio de 32 seleções, que será disputado entre 14 de junho e 15 de julho do ano que vem.

Já o Catar, que sediará a Copa do Mundo de 2020, não conseguiu se classificar para a edição de 2018 do torneio depois de uma derrota de 3 x 1 para a Síria na penúltima partida do Grupo A, na Malásia, nesta quinta-feira.

Os catarianos, que nunca disputaram uma Copa do Mundo, precisavam ganhar as duas partidas restantes para ter chance de ir à Rússia no próximo ano.

(Por Ian Ransom)