Topo

Barcelona fecha acordo para contratar Dembélé do Dortmund

25/08/2017 14h46

FUT-BARCELONA-DEMBELE-CONFIRMA:Barcelona fecha acordo para contratar Dembélé do Dortmund

Por Richard Martin

BARCELONA (Reuters) - O Barcelona concretizou a transferência do meia-atacante Ousmane Dembélé do Borussia Dortmund em um contrato de cinco anos pelo recorde do clube de 105 milhões de euros mais bônus por performance, informou o time espanhol nesta sexta-feira.

Dembélé, que é jogador da seleção da França, marcou 10 gols e deu 20 assistências em todas as competições para ajudar o Dortmund a terminar em terceiro no Campeonato Alemão na última temporada. A equipe também conquistou a Copa da Alemanha.

Em comunicado, o clube informou que Dembélé chegará a Barcelona no domingo e passará por exames médicos na segunda-feira antes de assinar o contrato, que terá cláusula de rescisão de 400 milhões de euros. Ele também será anunciado oficialmente na segunda no Camp Nou.

"Sem dúvida ele é um jogador extremamente talentoso, um dos melhores no continente", disse o Barça em seu site.

Pouco depois do anúncio do Barcelona, o Dortmund também confirmou o acerto.

"O FC Barcelona pagará ao Borussia Dortmund uma compensação fixa de transferência de 105 milhões de euros. Além disso, houve um acordo de compensação variável pela transferência de até 40 por cento do valor da compensação fixa", disse o clube alemão.

O Barça também busca a contratação de Philippe Coutinho, do Liverpool, num momento em que o clube busca preencher o espaço pela saída de Neymar, que se transferiu para o Paris St Germain por 222 milhões de euros, a contratação mais cara da história.

Dembélé se torna a segunda contratação mais cara da história, já que os bônus por desempenho farão com que a transferência supere os 105 milhões de euros que o Manchester United pagou à Juventus por Paul Pogba no ano passado.

Ele também se torna o jogador mais caro da história do Campeonato Espanhol, superando os 100 milhões de euros pagos pelo Real Madrid por Gareth Bale em 2013.

A necessidade do Barça de contratar um jogador de classe mundial para substituir Neymar ficou clara com a pesada derrota por 5 x 1 para o Real Madrid na soma dos dois placares da Supercopa da Espanha neste mês, embora a equipe tenha estreado com vitória de 2 x 0 sobre o Bétis no Campeonato Espanhol.

O Barcelona visita o Alavés no sábado, mas Dembélé deve fazer sua estreia após a pausa para os jogos das seleções, no dia 9 de setembro, quando o Barça recebe o rival local Espanyol.