Topo

Maradona defende tecnologia do árbitro de vídeo para evitar outra "Mão de Deus"

25/07/2017 12h31

FUT-MARADONA-ARBITRODEVIDEO:Maradona defende tecnologia do árbitro de vídeo para evitar outra "Mão de Deus"

(Reuters) - Diego Maradona defendeu a tecnologia do árbitro de vídeo no futebol, embora esteja ciente de que seu infame gol apelidado de "Mão de Deus" teria sido invalidado se a tecnologia existisse quando estava em seu auge.

O gol feito durante uma disputa de quartas de final entre Argentina e Inglaterra na Copa do Mundo de 1986 é um dos mais comentados da história do esporte, além de sua disparada incrível através de cinco zagueiros no mesmo jogo, que deu ao seu time a vitória de 2 x 1.

    O pequeno argentino, que empurrou a bola sobre a cabeça do goleiro Peter Shilton com o punho e marcou o primeiro gol de sua seleção, ficou ainda mais famoso ao afirmar, mais tarde, que ele havia sido marcado pela "Mão de Deus".

"Obviamente penso nisso sempre que demonstro meu apoio ao uso da tecnologia", disse Maradona em uma entrevista publicada no site da Fifa (www.fifa.com) nesta terça-feira.

    "Pensei nisso e, claro, aquele gol não teria sido mantido se a tecnologia estivesse por lá. E vou dizer mais uma coisa: na Copa do Mundo de 1990 usei a mão para afastar a bola da linha contra a União Soviética".

    "Tivemos sorte porque o árbitro não viu. Você não podia usar tecnologia na época, mas hoje em dia é outra história."

    A Fifa tem testado a tecnologia do árbritro de vídeo em vários torneios antes do Mundial da Rússia do ano que vem, inclusive na Copa das Confederações do mês passado, e seu diretor de arbitragem, Massimo Busacca, disse que a tecnologia deveria ser aprimorada.

(Por Simon Jennings)