Topo

Polícia da Argentina procura 'barrabrava' após morte de torcedor em confronto

17/04/2017 16h47

BUENOS AIRES (Reuters) - Um torcedor de futebol argentino foi declarado morto depois de ser violentamente atacado por um grupo de homens durante uma partida da primeira divisão no final de semana, informaram o clube e o pai do jovem nesta segunda-feira.

Imagens de televisão mostraram Emanuel Balbo, torcedor do Belgrano, sendo agredido por hooligans do mesmo time na disputa de sábado contra os arquirrivais do Talleres em Córdoba, cidade do norte do país.

O jovem de 22 anos foi empurrado ao tentar se afastar, caindo de cabeça em uma escadaria de concreto de uma altura de mais de três metros.

A juíza Liliana Sanchez disse ao canal TyC Sports que quatro homens já presos e o conhecido "barrabrava", como são conhecidos os hooligans locais, Oscar Gomez, que teria instigado a agressão e que está sendo procurado pela polícia, são acusados de homicídio doloso e podem pegar até 34 anos de prisão.

O pai de Balbo, Raul, disse aos repórteres que seu filho mais velho foi morto por Gomez quatro anos atrás em um incidente de atropelamento e fuga.

O Belgrano, que empatou em 1 x 1 com o Talleres e está na parte final da tabela, divulgou um comunicado lamentando a morte de seu torcedor. "Em um dia muito triste para toda a família celeste, o Belgrano volta a pedir reflexão...para que se faça justiça por Emanuel", disse o clube no comunicado.

A violência dos barrabravas é endêmica na Argentina, e Balbo é sua 317a vítima fatal desde 1922, de acordo com estatísticas publicadas pela ONG Salvemos al Futbol.

(Reportagem de Nicolás Misculin)