Topo

Touré critica jogadores que trocam grandes ligas pelo dinheiro chinês

AP
Imagem: AP

Simon Jennings

Reuters, em Bangalore (Índia)

24/01/2017 16h08

O meia do Manchester City Yaya Touré criticou os colegas de profissão que trocaram a Europa pela China, dizendo que preferiria seguir o exemplo de Zlatan Ibrahimovic, atacante do Manchester United, e continuar em uma liga competitiva.

Clubes da Super Liga Chinesa fizeram diversas contratações de alto escalão recentemente, com o Shanghai SIPG contratando o meia brasileiro Oscar por 60 milhões de euros.

O rival Shanghai Shenhua assinou com o atacante argentino Carlos Tévez por um valor revelado de 84 milhões de euros, mas Touré disse que o dinheiro não é tudo.

"Você joga futebol porque você ama futebol ou você joga porque quer ganhar dinheiro? Pessoalmente, eu só quero jogar futebol porque eu gosto disto", disse à mídia britânica.

"Algumas pessoas têm a mentalidade de querer fazer isso (ir para a China), ou tentar algo diferente. Mas para mim, meu sentimento é querer jogar mais futebol", disse.

"Olhe para o meu amigo Ibrahimovic. Ele tem 35 anos e ainda joga talvez por mais três anos? Ele tem o mesmo pensamento que eu. Ele é um grande jogador, um campeão que ama futebol. É o futebol primeiro. Tudo depois disto é um bônus".

Touré, que termina seu contrato com o City em junho, estava sem jogador anteriormente nesta temporada após uma disputa entre o técnico Pep Guardiola e seu empresário, mas voltei à equipe em novembro após pedir desculpas publicamente.

Seu empresário revelou na semana passada que ele rejeitou uma proposta de 648 mil dólares por semana para jogar na China.

"Quero jogar na Europa, especialmente na Inglaterra. Quero continuar fazendo isto por mais alguns anos ainda. Sempre digo que se fosse à China, acabaria ficando nervoso lá", acrescentou o jogador de 33 anos.