Topo

Prefeito de Toronto diz que não é momento para concorrer aos Jogos Olímpicos de 2024

15/09/2015 13h50

Por Frank Pingue

TORONTO (Reuters) - Toronto não irá se candidatar aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024. O anúncio foi feito pelo prefeito da maior cidade do Canadá nesta terça-feira. Ele prometeu criar um grupo para assessorar sobre futuras candidaturas para grandes eventos esportivos.

Indicando um desejo de melhorar as mais prementes necessidades de infraestrutura e de trânsito, o prefeito de Toronto, John Tory, disse que pode ser benéfico para a cidade sediar os Jogos, mas não em 2024.

"Não posso olhar as pessoas nos olhos neste momento do desenvolvimento da nossa cidade e dizer que uma candidatura olímpica é o melhor uso do nosso tempo, nossa energia e nosso investimento", disse Tory, que anunciou sua decisão no último dia do prazo para manifestar ao Comitê Olímpico Internacional interesse nos jogos de 2024, durante entrevista coletiva a jornalistas.

"Mas agora posso olhar nos olhos de meus colegas em outros níveis do governo e dizer isto: junto devemos fazer o investimento falado no contexto das Olimpíadas", acrescentou.

Apesar de rejeitar uma candidatura ao evento multiesportivo, Tory disse que irá formar um grupo de assessoria para olhar os méritos de competir por eventos internacionais no futuro, incluindo as Olimpíadas e a Copa do Mundo de futebol.

O Rio de Janeiro irá receber os próximos Jogos no ano que vem, enquanto Tóquio irá sediar o evento pela segunda vez, em 2020.