UOL Esporte Últimas Notícias
 
21/03/2011 - 18h26

Morre ginasta russo recordista de medalhas olímpicas Andrianov

MOSCOU (Reuters) - Nikolai Andrianov, o ginasta homem que recebeu o maior número de medalhas olímpicas de todos os tempos, morreu nesta segunda-feira após uma doença prolongada, informou a federação russa de ginástica. Ele tinha 58 anos.

"Recebemos a notícia trágica de que Nikolai faleceu esta tarde", disse à Reuters o treinador da equipe nacional de ginástica olímpica russa, Alexander Alexandrov. "Ele estava doente havia muito tempo."

Andrianov sofria de uma desordem neurológica degenerativa, a atrofia sistêmica múltipla, e não conseguia falar nem mover seus braços ou pernas. Ele morreu em sua cidade natal, Vladimir.

Andrianov conquistou o recorde do maior número de medalhas olímpicas entre atletas homens, com 15 medalhas, sete das quais de ouro, e o manteve até ser superado pelo nadador norte-americano Michael Phelps nos Jogos de Pequim de 2008.

Ele é o terceiro na lista de atletas a ter o maior número de medalhas olímpicas, perdendo apenas para a também ginasta Larisa Latynina (18) e Phelps (16).

O russo conquistou quatro medalhas de ouro, incluindo o cobiçado título do concurso geral, duas de prata e uma de bronze nas Olimpíadas de Montreal, em 1976, e quatro anos mais tarde, em Moscou, recebeu mais duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Também recebeu uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze nos Jogos de Munique, em 1972.

Andrianov aposentou-se pouco após as Olimpíadas de Munique e em 2001 foi incluído no Hall da Fama da Federação Internacional de Ginástica.

Ele deixa sua mulher, a duas vezes campeã olímpica de ginástica Lyubov Burda, e dois filhos, Vladimir e Sergei.

(Reportagem de Gennady Fyodorov)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host