Anders Lind bate líder do ranking na China
A vitória do dinamarquês Anders Lind sobre o chinês Wang Chuqin, líder do ranking mundial, foi a grande surpresa da 2ª rodada (entre os 32) na chave masculina de simples do Grand Smash da China.
Anders Lind
Aos 25 anos e atual nº 50 do ranking, Lind foi o melhor europeu no Mundial em Durban-2023, África do Sul. Ou seja: ele chegou até as quartas de final, quando foi eliminado por 4-1 justamente por Wang Chuqin, que seria o vice-campeão no torneio. O campeão foi Fan Zhendong, que defendeu o título que havia conquistado em Houston-2021.
No Mundial por equipes deste ano em Busan, na Coreia do Sul, Anders Lind ajudou a Dinamarca chegar às quartas-de-final, garantindo desse modo a vaga no torneio por equipes nos Jogos de Paris-2024. Na capital francesa, a Dinamarca caiu por 3-0 para a Suécia, que seria finalista olímpica, logo na 1ª rodada.
Já na chave individual em Paris-2024, Lind terminou entre os 16 melhores, tendo sido eliminado pelo japonês Tomokazu Harimoto por 4 sets a 1.
E BLUESKY
Wang Chuqin
Líder do ranking mundial, Wang Chuqin chegou a Paris-2024 como candidato a três medalhas de ouro. E ele saiu de lá com duas: nas duplas mistas e na equipe. Mas no individual, foi surpreendido na 2ª rodada (entre os 32) pelo talentoso sueco Truls Moregard, para quem perdeu por 4 a 2.
Como Anders Lind venceu Wang Chuqin?
Ciente da grande qualidade técnica e física do seu adversário, Lind buscou um caminho alternativo. Isto é: evitou a troca de bolas franca, os rallies com intensidade, e buscou variar o efeito e o ritmo do jogo. Palavras do dinamarquês após a vitória:
"Normalmente, contra a maioria dos jogadores do Top 10 eu faço o meu jogo normal, e estive perto de vencer muitas vezes. Hoje a minha abordagem foi diferente. Sei que nas trocas de backhand (nota: ambos são canhotos), ele me destruiria; nas jogadas com efeito ele me destruiria. Se eu fizesse qualquer coisa considerada "normal", ele é muito melhor que eu. Então eu só tentei deixar as coisas esquisitas para ele, mandar várias bolas laterais de backhand com efeito. E busquei sacar com muito efeito para fazer com que ele cometesse erros não-forçados."
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP E o plano de jogo de Anders Lind funcionou. Ou seja: suas variações de efeito e de ritmo causaram problemas a Wang Chuqin, que não conseguiu soltar seus melhores golpes e cometeu muitos erros. Ao mesmo tempo, o dinamarquês conseguiu alguns pontos importantes de contra-ataque. A partida não teve grandes disputas à meia distância como o público gosta de ver, mas fato é que Lind saiu com a maior vitória de sua carreira até agora.
Próxima rodada
Pelas oitavas de final, o adversário de Anders Lind no Smash da China será o taiwanês Kao Cheng Jui, de 19 anos e em franca ascensão. Isto é, Kao Cheng Jui é o nº 23 do ranking mundial. Será a primeira partida entre eles no circuito internacional.
Deixe seu comentário