Topo
Esporte Ponto Final

Esporte Ponto Final

A história de superação da maratonista suíça que foi marcante para Romário

ROMÁRIO DIZ SE É MELHOR COMO PAI, COMO POLÍTICO OU COMO JOGADOR

UOL Esporte

22/06/2017 04h00

Para Romário, o maior momento que ele viu no esporte não é uma vitória ou um título. E também não tem nada a ver com o futebol. É a participação da maratonista suíça Gabrielle Andersen nos Jogos Olímpicos de 1984.

"A maior vencedora daquela Olimpíada foi ela”.
A suíça Gabrielle Andersen chega, exausta, ao fim da maratona da Olimpíada de Los Angeles em 1984 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 
 
Com essa frase, o Baixinho define uma das cenas de superação mais marcantes da história do esporte. 
 
Aos 39 anos, Gabrielle chegou cambaleando à reta final da maratona. Estava fraca, desidratada e não conseguia ficar ereta e andar em linha reta.
 
“Foi uma coisa que marcou realmente. A determinação, a superação de uma pessoa quando quer conquistar e quando quer chegar. Aquilo é exemplo para qualquer atleta, independente do esporte”, afirma o craque do tetra, ao descrever a força de vontade da suíça. 
 
Gabrielle terminou a maratona na 37ª posição, com o tempo de 2h48min42s, pouco mais de 24 minutos atrás da campeã, a americana Joan Benoit. Acabou à frente de outras sete atletas, entre elas a brasileira Eleonora Mendonça, que foi a última colocada. Outras seis não concluíram a prova.
 
“Não sei se posso me considerar uma heroína, mas reconheço que aquele se tornou um momento histórico. Era a primeira vez que as mulheres disputavam uma maratona olímpica e isso chamou muito a atenção. Era o momento de provar que nós, mulheres, podíamos competir e, mesmo com alguns problemas, terminar a prova”, declarou Gabriele em entrevista ao UOL Esporte, em 2016.
 
Ao cruzar a linha de chegada, ovacionada pelo público, a atleta suíça foi amparada pelos médicos. Proporcionou ali uma imagem única no esporte mundial, guardada na memória de milhões de pessoas, inclusive de Romário.
 

ESPORTE(ponto final)

A entrevista com Romário foi realizada pelo ESPORTE(ponto final), um canal produzido a partir de depoimentos de ídolos sobre os grandes momentos do esporte.

A cada semana, novos episódios serão lançados na página especial do ESPORTE(ponto final). E você também pode acompanhar nas mídias sociais: youtube.com/esportepontofinal e facebook.com/esportepontofinal.

Esporte Ponto Final