Topo

Palmeiras

Abel Ferreira chega a sete títulos pelo Palmeiras e ultrapassa Felipão

Abel Ferreira com a medalha de campeão da Supercopa do Brasil. - Nayra Halm/www.fotoarena.com.br
Abel Ferreira com a medalha de campeão da Supercopa do Brasil. Imagem: Nayra Halm/www.fotoarena.com.br

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

31/01/2023 07h00

O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, conquistou mais um título no último sábado, ao derrotar o Flamengo por 4 a 3 em Brasília. A vitória deu a ele e ao clube o troféu da Supercopa do Brasil 2023, o sétimo desde que chegou.

Com isso, o comandante subiu outro degrau na lista de treinadores com mais títulos na história alviverde, deixando para trás Luiz Felipe Scolari, que ganhou seis. Na listagem oficial do clube, o uruguaio Ventura Cambón também é creditado com sete conquistas. Entretanto, apenas quatro são oficiais: a Copa Rio de 1951, o Rio-São Paulo de 1951 e os Paulistas de 1944 e 1950.

O português é o treinador estrangeiro que mais venceu. Acima dele, só estão os brasileiros Vanderlei Luxemburgo, com oito títulos e Oswaldo Brandão, que ganhou dez. Abel já tem um recorde. Ele se tornou o único a levantar troféus com o time por quatro temporadas seguidas (2020, 2021, 2022 e 2023).

Ao lado de Felipão, é quem mais comandou o time em finais - são dez para cada um. O aproveitamento até aqui é de 60%, com seis títulos e quatro vice-campeonatos desde que foi contratado, em outubro de 2020.

"Não é o meu sétimo título, é o nosso sétimo título porque eu não fiz nenhum gol. Quero dizer que foi, na minha opinião, um dos melhores jogos que joguei desde que estou na América do Sul, com dois elencos muito qualificados e duas equipes que quiseram ganhar", afirmou Abel Ferreira após a vitória de sábado.

"Na primeira parte, o Palmeiras foi melhor e, mais uma vez, a nossa equipe mostrou uma força mental muito grande durante o jogo. No fim, depois de todos acontecimentos, com muitos gols e um ambiente espetacular, acho que fomos justos vencedores e parabéns à minha equipe. Há dois anos, perdemos uma Supercopa aqui e hoje viemos resgatar o que perdemos", completou o treinador.

A primeira conquista do português foi a Libertadores da América (2020), torneio que o clube não conquistava há mais de 21 anos. Depois, venceu a Copa do Brasil, tornando-se o primeiro e até hoje único estrangeiro a conseguir tal feito. No final de 2021, veio mais uma Libertadores. Em 2022, três taças: Paulistão, Recopa Sul-Americana e Brasileirão, que agora somam-se à inédita Supercopa.

Palmeiras