Topo

Depois de retomada da Supercopa, Flamengo esteve presente em todas as edições; relembre as participações

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

27/01/2023 08h00

O Flamengo disputará, neste sábado, sua quarta Supercopa do Brasil. Desde a retomada do torneio, que conta com seis edições no total, o Rubro-Negro participou de todas, tendo conquistado duas e perdido uma. Agora, contra o Palmeiras, em mais um duelo no Mané Garrincha, o clube carioca briga pelo tricampeonato.

+ Flamengo fecha a transferência de João Gomes para o Wolverhampton

+ Pedro e Flamengo acertam renovação de contrato até o fim de 2027

Se contabilizado todas as edições, o Flamengo esteve presente em cinco. A primeira vez foi em 1991, quando acabou sendo derrotado pelo Corinthians. O Rubro-Negro garantiu a participação com o título da Copa do Brasil de 1990. Depois disso, a Supercopa foi paralisada e retornou em 2020. Desde então, o time da Gávea disputou todas.

2020

Comandado por Jorge Jesus, o Flamengo conquistou a Supercopa de 2020 no início da temporada após ter vencido a Libertadores e o Brasileiro de 2019, um dos anos mais vitoriosos do clube. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu o Athletico por 3 a 0, também no Mané Garrincha, com gols de Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta, e chegou ao seu primeiro título do torneio.

2021

Em 2021, o Flamengo voltou a disputar a competição depois da conquista do bicampeonato Brasileiro em 2020. O Palmeiras, rival da atual edição, foi o adversário. Em mais uma decisão no Mané Garrincha, os times ficaram no 2 a 2 no tempo normal e levaram a partida para os pênaltis. Em uma disputa épica protagonizada por Weverton e Diego Alves, o Rubro-Negro venceu por 6 a 5 e garantiu a segunda Supercopa.

2022

O enredo de 2022 é um pouco diferente das duas edições anteriores, tanto no início como no fim. O Flamengo não conquistou nem o Campeonato Brasileiro e nem a Copa do Brasil, porém esteve na competição em função do regulamento. Como o Atlético-MG havia conquistado as duas taças em 2021, o time a disputar a Supercopa seria o vice do Brasileirão, que, na ocasião, foi o clube carioca.

A decisão foi disputada na Arena Pantanal, em Cuiabá, e contou com fortes emoções. Em um duelo eletrizante, com direito a virada e uma longa disputa de pênaltis, o Galo venceu o Rubro-Negro por 8 a 7 nas penalidades, após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. No total, foram 12 cobranças para cada lado e a competição só teve fim depois da defesa de Everson no chute de Vitinho.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Agora, contra o Palmeiras, o Flamengo vai em busca do seu terceiro título da Supercopa do Brasil e o primeiro sob o comando de Vítor Pereira. A grande decisão acontece neste sábado (28), às 16h30 (horário de Brasília), no Mané Garrincha.