Topo

Sporting sofre para vencer o Arouca e confirma vaga em final

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

24/01/2023 19h19

Arouca e Sporting tiveram uma partida com fortes emoções pela Taça da Liga nesta terça-feira (24), o pequeno clube da cidade que leva o mesmo nome já havia surpreendido todo o país ao abocanhar uma vaga na semifinal e sonhar com a inédita final em uma competição nacional, a primeira do clube. Porém, os lisboetas confirmaram o favoritismo e a vaga na final com o placar de 2 a 1.

Como era de se esperar em um confronto como esse, o Sporting adiantou suas linhas e pressionou a saída de bola do Arouca que encontrou inúmeras dificuldades para se livrar dos marcadores da frente. Aos 10′, o time da capital chegou com perigo pela primeira vez com o cabeceio de Pedro Gonçalves que foi por cima do gol defendido por Thiago.

Os donos da casa se preocuparam com a saída repentina de Weverson para a entrada de Quaresma, a troca dos jogadores ocorreu por uma possível lesão do jogador do Arouca.

Aos 25′ mais um lance perigoso do Sporting, em um bate e rebate na entrada da área do Arouca, a bola caiu nos pés de Nuno Santos que arrematou com força para a defesa de Thiago. O goleiro do time da casa apareceria novamente aos 40′ em outro chute perigoso de Nuno Santos.

Aos 45′ o lance mais polêmico da partida, o ponta do Arouca, Antony se adiantou aos defensores do Sporting após uma tomada de contra-ataque, um jogador do time da casa supostamente tocou com o braço na bola enquanto está caído no chão. O lance seguiu e a equipe abriu o placar.

Não demorou muito, o VAR de maneira polêmica anulou o gol do Arouca mesmo com as imagens mostrando que não houve toque de mão. A falta assinalada permitiu ao Sporting uma cobrança ensaiada e o gol de Paulinho. Houve muita reclamação dos jogadores do Arouca e a expulsão de um membro da comissão técnica de Macedo Freitas.

Arouca surpreendente

Enganou-se que o gol polêmico do Sporting fosse encerrar prematuramente o jogo, a pressão mudou de lado de campo e o Arouca tomou as atitudes na segunda etapa. A equipe de Rúben Amorim ficou encurralada em seu campo e observou as movimentações rápidas dos jogadores da casa.

Aos 51′ uma trapalhada do zagueiro Matheus Reis quase permitiu que Dabbagh empatasse o confronto, o defensor não viu a aproximação do atacante palestino e na hora de recuar a bola para o goleiro se atrapalhou completamente. Adán salvou no último momento que podia.

As trapalhadas do Sporting não pararam por ai, aos 56′ outro defensor, Juste recuou uma bola sem força para Adán e permitiu que Antony saísse em disparada para capturar a bola que estava em jogo. No entanto, a arbitragem percebeu que a bola já havia saído de campo.

Aos 59′, um lançamento de trivela de Antony encontrou o pé de Dabbagh que desviou sem pena para o gol do Sporting, deixando tudo igual no pequeno estádio de Dr. Magalhães Pessoa e encerrando as trapalhadas de sorte da equipe lisboeta.

O Sporting mudou pela primeira vez com a entrada de Gonçalo Inácio no lugar de Juste aos 64′. Aos 75′, o Arouca controlava as ações do jogo e aproveitou uma falta na entrada da área para levantar procurando seus jogadores, em uma sobra de bola, Opoku chutou de maneira desajeitada mas obrigando Adán aparecer novamente.

Rúben Amorim seguiu mexendo no Sporting aos 77‘, quando apostou na entrada de Pedro Porro e Arthur Gomes nos lugares de Esgaio e Morita. Não demorou muito e aos 78′, o Arouca respondeu as alterações lisboetas com Michel no lugar do atacante Dabbagh.

No primeiro lance de Pedro Porro aos 78′, ele recebeu um lindo cruzamento de Nuno Santos que atravessou toda a grande área do Arouca, o chute colocado passou tirando tinta da trave. Aos 81′, Paulinho recebeu um cruzamento e atirou para o gol de Thiago com um carrinho, recolocando o Sporting na frente do placar.

O Arouca ainda assustou o Sporting aos 84′ quando um cruzamento na área dos Leões assustou a defesa que não conseguiu afastar a bola, e viu Michel chutar sem força uma bola que passou muito perto da meta lisboeta. Aos 85′, o time da capital tirou Ugarte e Edwards para pôr Chermiti e Tanlongo. O Arouca apostou em Arsénio no lugar de Busquets.

Mesmo com os 7 minutos de acréscimo, o Arouca não teve forças para se reencontrar no jogo enquanto o Sporting também contava com a sorte de jogar contra um adversário muito menos qualificado. Com o resultado, os lisboetas chegam a mais uma final da Taça da Liga.

Acompanhe essas e outras notícias do Futebol Internacional no Esporte News Mundo.