Topo

Retrospectiva 2022: Títulos, Mundial de clubes e campanha histórica na fase de grupos da Libertadores marcam o ano do Palmeiras

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

31/12/2022 08h30

O ano de 2022 do Palmeiras pode ser considerado como um ano dentro das expectativas. A equipe começou a temporada buscando um inédito tricampeonato da Libertadores, assim como as reconquistas do Paulistão, do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil, além do tão sonhado título do Mundial de Clubes e a conquista da Recopa Sul-Americana.

O saldo foi positivo, já que o Verdão faturou o estadual, a Recopa Sul-americana e o Brasileirão, e vendeu caro as eliminações na Libertadores, Copa do Brasil e o vice no Mundial contra o Chelsea.

A obsessão pelo Mundial

Com a expectativa alta pela disputa do torneio internacional e na possibilidade de garantir o maior objetivo da diretoria palmeirense no Mundial de Clubes, o Palmeiras começou o ano de forma positiva no Paulistão, vencendo em casa e fora pelo torneio, o time embarcou para os Emirados Árabes motivado para buscar pelo menos superar a campanha anterior na competição, onde ficou com o modesto quarto lugar.

Na estreia, vitória e o fim do fantasma. Triunfo por 2 a 0 contra o Al Ahly e vaga carimbada na final. A decisão seria contra o Chelsea, e, surpreendendo muitos, o Palmeiras conseguiu levar o jogo até a prorrogação e por pouco não faturou o título do Mundial de Clubes da Fifa, amargando o vice contra o time inglês.

Campeão Paulista e da Recopa Sul-Americana – as primeiras taças da temporada

Na volta para casa, o retorno da disputa do Paulistão e o primeiro duelo contra o Athletico pela Recopa, que não passou de um empate em Curitiba. No período o Palmeiras também concluiu a venda de Patrick de Paula ao Botafogo, e a renovação do técnico Abel Ferreira até o final de 2024.

No estadual, o Verdão ainda conseguiu a vitória no primeiro clássico do ano contra o São Paulo, e o título da Recopa, ao vencer o Athletico no Allianz Parque. O Palmeiras também conseguiu uma trinca de vitórias em clássicos ao derrotar o Santos e o Palmeiras na primeira fase do Paulistão.

Seguindo com a boa fase no torneio, o Palmeiras chegou à terceira final consecutiva do Campeonato Paulista, reeditando a final da edição de 2021 ao enfrentar o São Paulo. No primeiro jogo das finais, veio também a primeira derrota do clube na competição, após derrota por 3 a 1 para a equipe do Morumbi. Na grande decisão, vitória esmagadora por 4 a 0 no Allianz Parque e o segundo troféu da temporada alviverde.

Libertadores: sonho do tetra adiado

Na Copa Libertadores, o Palmeiras buscava o tricampeonato consecutivo e os primeiros adversários foram o Emelec, do Equador, Deportivo Táchira, da Venezuela, e o Independiente Petrolero, da Bolívia.

Numa campanha arrebatadora, o Verdão fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento e a melhor campanha da história da primeira fase da competição, com 18 pontos e 25 gols marcados em seis jogos.

O primeiro confronto no mata-mata foi o Cerro Porteño, do Paraguai. E o clube não impôs dificuldades aos atuais campeões. No jogo de ida, vitória por 3 a 0 e boa vantagem para o jogo que valia a vaga nas quartas de final, e mais uma bela vitória: 5 a 0, que fez com que o clube quebrasse mais três recordes a competição. Se tornou o clube com mais vitórias consecutivas na Libertadores, o primeiro brasileiro a disputar as quartas de final por cinco anos seguidos, e igualou as marcas do próprio Palmeiras e do Flamengo, de 2020, como o melhor ataque da história da competição.

Nas quartas, duelo já conhecido: o rival seria o Atlético-MG, que também esteve no caminho palmeirense no tricampeonato em 2021. Os dois jogos acabaram em empate, e, nos pênaltis, no Allianz Parque, o Palmeiras conseguiu a classificação vencendo a disputa por 6 a 5, avançando para enfrentar o Athletico.

No primeiro jogo contra os paranaenses, o primeiro revés na competição, ao perder por 1 a 0, fora de casa. No jogo decisivo, em São Paulo, o Athletico conseguiu segurar o forte selecionado palmeirense e saiu classificado para a grande final do continente, contra o Flamengo.

Copa do Brasil – eliminação precoce

Fazendo a estreia na competição, o Palmeiras enfrentou o Juazeirense em casa, na terceira fase do torneio, e conseguiu a vitória nos dois jogos, classificando-se para as oitavas de final.

Depois de sorteio, ficou definido que o Palmeiras enfrentaria o rival São Paulo na nova fase do campeonato. No primeiro jogo, derrota pelo placar mínimo, que findou uma invencibilidade de 19 jogos no ano. Já na partida decisiva, a vitória veio, porém, seguida de uma eliminação dolorida nas cobranças de pênaltis.

Brasileirão – fechando o ano com chave de ouro

Ao contrário do que se imaginava, o Palmeiras começou o Brasileirão com uma derrota em casa, para o Ceará. O Verdão ainda tropeçou nas rodadas seguintes, empatando com o Goiás e contra o Flamengo. A primeira vitória veio logo no derby contra o Corinthians, em Barueri.

A primeira vitória em casa aconteceu apenas na sexta rodada, contra o Red Bull Bragantino. Após a vitória contra o Santos, na Vila Belmiro, o Palmeiras finalmente alcançou a liderança do campeonato.

O clube ainda alternou posições na ponta da tabela, mas conseguiu o título simbólico do primeiro turno, após vitória contra o Internacional no Allianz Parque, com folga de quatro pontos na primeira colocação.

Ao vencer novamente o Corinthians, fora de casa, o Palmeiras chegou a abrir nove pontos de distância, mas acabou com alguns tropeços e a vantagem caiu para sete e depois subiu para 12, depois de vencer Botafogo e Coritiba, respectivamente.

O título veio antes mesmo do clube entrar em campo pela 35ª rodada, já que o Internacional, que estava a 11 pontos de distância, foi derrotado para o América-MG. Já que o Colorado só poderia somar mais nove pontos, o Palmeiras garantiu matematicamente a taça, e, no mesmo dia, venceu o Fortaleza, para alegria geral da torcida.

No jogo da entrega da taça, o Palmeiras também venceu, o América-MG, de virada, para coroar o 11º troféu da competição. Na última rodada, contra o vice-campeão, uma derrota que tirou a invencibilidade de visitante do clube paulista ao ser derrotado pelo Inter, em Porto Alegre.

Saídas e chegadas

A temporada de 2022 contou com a saída de alguns atletas que, de certa forma, entraram para a história do clube.

Jailson, Felipe Melo, Willian, Victor Luis e Luiz Adriano saíram ainda no começo da temporada. Durante o ano, ainda se despediram do clube: Carlos Eduardo, Patrick de Paula, Renan, Deyverson e Gabriel Veron.

Já os atletas que chegaram, alguns foram em posições carentes do time, como os atacantes Rafael Navarro, Miguel Merentiel e José Manuel López. Nenhum deles, porém, empolgou no comando de ataque alviverde. Desembarcaram no Allianz Parque ainda os meias: Jailson, Eduard Atuesta, e Bruno Tabata, e o zagueiro Murilo.