Topo

Japão x Espanha: retrospecto, escalações, arbitragem e onde assistir

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

30/11/2022 16h47

De olho nas oitavas de final da Copa do Mundo, Japão e Espanha se enfrentam nessa quinta-feira (01), às 16h (horário de Brasília), no Khalifa International Stadium, na cidade de Ar-Rayyan, em jogo válido pela terceira rodada do Grupo E. Com o grupo ainda em aberto, visto que todas seleções ainda podem se classificar, os espanhóis jogam por um empate para assegurar a vaga. Já a seleção do Japão precisa vencer para não contar com o resultado da partida entre Alemanha e Costa Rica.

Atual líder do Grupo E, a seleção da Espanha vem de um disputado empate de 1 a 1 contra a seleção da Alemanha, em que levou o gol de igualdade no final da partida. Na primeira rodada do grupo, a “La Roja”, como é chamada a seleção espanhola, aplicou uma goleada histórica contra a seleção da Costa Rica, pelo placar de 7 a 0, sendo esse placar o maior da história da Espanha em copas (a maior goleada das copas foi um 10 a 1 da Hungria sobre El Salvador, na Copa do Mundo de 1982). Para essa partida a Espanha não deve contar com Sergio Busquets, que está pendurado com uma cartão amarelo, e o técnico Luis Enrique não quer correr o risco de ficar sem o atleta nas oitavas de final (os cartões zeram na próxima fase).

Já os “Samurais Azuis”, apelido da seleção do Japão, espera repetir a zebra da primeira rodada da Copa do Mundo, em que chocou o mundo após vencer, de virada, a seleção da Alemanha por 2 a 1, no mesmo estádio da partida de amanhã (Khalifa International Stadium). Na rodada passada o Japão saiu de surpresa para surpreendida, e foi derrotada pela Costa Rica por 1 a 0, em um jogo que a equipe da América Central deu somente um chute ao gol. Em relação a desfalques, a seleção japonesa tem três dúvidas para a partida: Takehiro Tomiyasu, Hiroki Sakai e Wataru Endo, não estão 100% fisicamente.

Em relação ao histórico do confronto, foram disputadas quatro partidas, com uma vitória para cada seleção e dois empates. O último confronto entre Japão e Espanha foi na semifinal das Olimpíadas de 2020 (disputada em 2021), no Japão, em que a Espanha venceu por 1 a 0, na prorrogação.

FICHA TÉCNICA
JAPÃO X ESPANHA

Local: 
Estádio Internacional Khalifa, Ar-Rayyan (QTA).
Data: 01/12/2022, às 16h (de Brasília).
Árbitro: Victor Gomes (AFS)
Assistentes: Zakhele Siwela (AFS) e Souru Phatsoane (LES)
VAR: Fernando Guerrero (MEX)
Onde assistir:  Rede Globo, SporTV, Fifa+ e tempo real no Esporte News Mundo!

Provável escalação do Japão: Gonda; Yamane, Itakura, Yoshida e Nagatomo; Tanaka, Morita, Doan, Kamada e Kubo; Maeda. Técnico: Hajime Moriyasu

Provável escalação da Espanha: Simón, Carvajal, Pau Torres (Busquets), Laporte e Alba; Rodri, Gavi (Llorente) e Pedri (Koke); Ferrán Torres (Morata), Asensio e Olmo. Técnico: Luis Enrique