Topo

Após eliminação na Copa do Brasil, Fortaleza tem Campeonato Brasileiro como única competição

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

18/08/2022 09h00

A equipe do Fortaleza foi eliminada nesta noite de quarta-feira (17), após um empate por 2 a 2 contra o Fluminense, no Maracanã, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Como o primeiro confronto, três semanas atrás, terminou em 1 a 0 para o Tricolor Carioca, o agregado de 3 a 2 garantiu a ida da equipe de Fernando Diniz às semifinais.

Depois da queda nas oitavas de final da Libertadores para o Estudiantes, o Leão do Pici cai em mais uma copa na temporada. Com isso, a atenção fica completamente voltada ao Campeonato Brasileiro, onde o clube tenta escapar, a cada rodada, de um possível rebaixamento.

Sem competições mata-mata para se preocupar até o fim da temporada, o desempenho pode melhorar nos pontos corrido. Na verdade, pode melhorar ainda mais. Desde a queda na Libertadores, no último dia 7 de julho, foram cinco vitórias, três empates e apenas duas derrotas entre Brasileirão e Copa do Brasil.

Estacionado na última colocação, o clube cearense saiu da zona de rebaixamento na última rodada pela primeira vez na temporada, e agora ocupa a 15ª colocação. Ou seja, está a dois pontos da zona de Sul-Americana, a partir da 12ª colocação.

Certamente, essa alavancada está diretamente ligada à quantidade de jogos, que, após a saída da Libertadores, diminuiu consideravelmente. O Fortaleza permaneceu três meses com uma sequência de nove jogos por mês, entre maio e julho. Agosto, sem a competição continental, caiu para cinco.

Além disso, a eliminação para o Fluminense aumentou o número de semanas livres para o clube treinar. As semifinais, ida e volta, acontecem já nas próximas duas semanas, algo que aumentaria bastante o calendário tricolor.

Agora, o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda terá não só esses próximos meios de semana livres, como também outras duas, quando será disputado as semifinais da Copa Libertadores. Nesse cenário, o Fortaleza poderá focar no Brasileirão, acumular vitórias e começar a sonhar em vaga na maior competição continental da América do Sul em 2023.