Topo

'Clássico da Anvisa': Fifa anula jogo das eliminatórias entre Brasil e Argentina

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

16/08/2022 15h11

O clássico entre Brasil e Argentina está cancelado. Nesta terça-feira, a Fifa confirmou anulação da partida, que seria realizada em setembro, pelas Eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo. O jogo, que ficou conhecido como “Clássico da Anvisa”, foi suspenso por causa da entrada de profissionais da agência no gramado.

O jogo era válido pela sexta rodada das Eliminatórias da América do Sul, que seria disputado no dia 5 de setembro do ano passado, na Neo Química Arena, em São Paulo. Deste modo, a CBF e AFA terão que pagar uma multa. O Brasil pagará uma multa de 300 mil francos suíços (R$ 1,624 milhão). Os argentinos pagarão metade desse valor, ou seja, R$ 812 mil.

Em nota, a CBF afirmou que metade da multa foi suspensa por um período probatório de dois anos. E 50% da multa pagável (25% da multa total) “deverá ser doada diretamente à Organização Mundial da Saúde (OMS), em apoio aos seus esforços contínuos no combate à COVID-19”. A AFA deve fazer o mesmo processo.

Com o cancelamento da partida entre Brasil e Argentina, a Seleção Brasileira tem um espaço no calendário e poderá inserir mais um amistoso em setembro, antes da Copa do Mundo. Os adversários serão duas seleções africanas: a Argélia e a Tunísia. Os jogos estão previstos para os dias 22 e 27 de setembro.

Mesmo com a partida não sendo realizada, Brasil e Argentina se classificaram para a Copa do Mundo. A Seleção Brasileira liderou a tabela da Conmebol com 45 pontos, enquanto a Argentina terminou em segundo lugar com 39. Uruguai e Equador ficaram com as outras duas vagas automáticas na Copa do Mundo.