Topo

Análise: como Luís Castro pode encaixar os reforços do Botafogo

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

16/08/2022 08h55

O Botafogo vive altos e baixos desde que Luís Castro assumiu o time. Por um lado, o português não conseguiu consolidar um padrão de jogo e o time precisa lidar com diversas dificuldades, no ataque e na defesa. Por outro, além do elenco limitado, o Alvinegro teve diversos desfalques importantes por lesão ao longo dos meses. Nesse sentido, com o departamento médico mais vazio e a chegada de 10 novos reforços, o trabalho tem tudo para melhorar no segundo semestre.

Defesa

A missão principal de Luís Castro é encontrar um time titular definido, já que praticamente não conseguiu repetir o time no primeiro turno, seja por opções técnicas ou forçadas. O sistema defensivo conta com três titulares absolutos: Gatito, Victor Cuesta e Marçal. No caso do paraguaio, que falhou algumas vezes no ano, a chegada de uma sombra como Lucas Perri vai aumentar a concorrência.

No lado direito, Daniel Borges e Saravia não conseguiram se firmar e sofrem com críticas. Assim, a esperança no setor é o reforço caseiro Rafael, que voltou a ser relacionado depois de se lesionar logo no primeiro jogo da temporada. A outra vaga na zaga vem sendo de Sampaio, que está longe de ser unanimidade e foi expulso na rodada passada. O reforço Adryelson entrou bem, deve ser titular contra o Juventude e pode assumir a posição.

Meio pra frente

No meio-campo, Luís Castro consolidou o setor nas últimas rodadas, com Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo, mas foi reforçado com novos nomes que prometem agregar bastante. O volante ex-São Paulo se tornou uma peça útil, mas ainda peca pela falta de intensidade e vai disputar posição com Danilo Barbosa, ex-Nice.

Lucas Fernandes se tornou a principal referência do time do Botafogo, e pode ser considerado o único titular indiscutível no setor. Em contrapartida, Eduardo mostrou qualidade, mas ainda não convenceu parte da torcida. O reforço Gabriel Pires deve disputar posição com ele em um primeiro momento.

No ataque, Luís Castro escalou a equipe com dois pontas que atuam pelo lado esquerdo. Victor Sá e Jeffinho, hoje, parecem ser os donos da posição. Luís Henrique ainda não se firmou e parece abaixo fisicamente. Lucas Piazón chegou a ser titular no lado direito, mas está lesionado.

Quem pode aparecer no time jogando pelos lados é Júnior Santos, centroavante que veio como aposta e também pode fazer a função de ponta. Aliás, na vaga de referência no ataque, Tiquinho Soares foi o principal reforço da janela e tem tudo para assumir a posição. Erison é o artilheiro da equipe e cumpriu bem sua função na maior parte do tempo, mas ainda lida com alguns problemas técnicos e deve ser um banco de luxo.

Com todo o elenco disponível, o time titular parece ser: Gatito; Rafael, Victor Cuesta, Adryelson (Sampaio) e Marçal; Danilo Barbosa (Tchê Tchê), Lucas Fernandes e Eduardo (Gabriel Pires); Victor Sá (Lucas Piazon), Jeffinho e Tiquinho Soares. As próximas semanas serão decisivas para entender quem está na frente na cabeça de Luís Castro, que precisa entregar resultados imediatos para não continuar sofrendo com a pressão da torcida.