Topo

Manchester Utd liga o alerta após derrota humilhante para o Brentford

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

13/08/2022 15h50

O Manchester United ainda não venceu na Premier League e a derrota por 4×0 para o Brentford, no sábado (13), acendeu o alerta sobre o trabalho turbulento do holandês Erik ten Hag. Mesmo com alterações feitas especificamente para o duelo, a equipe correspondeu com erros técnicos e a falta de pontaria no ataque.

Não houve jogo no Gtech Community Stadium, a realidade foi que pareceu um treino da equipe da casa contra o Manchester United. O primeiro tempo mágico do Brentford resultou em uma goleada de 4 a 0 sem qualquer resquício de piedade com os visitantes.

Erik ten Hag preferiu um time mais cadenciado para ocupar melhor o meio-campo da equipe do Brentford. O problema é que os donos da casa, sabendo do poder ofensivo dos Red Devils, preferiram colocar uma linha de 5, seguida de uma linha de 4 com 2 jogadores velozes nas pontas.

Bastou apenas 2 jogadas de aproximação em 20 minutos, e o Brentford abriu 2 a 0. O primeiro com Josh Dasilva aos 10′ e o segundo com Mathias Jensen, aos 18′. O Manchester Utd não parecia acreditar no que estava vendo em campo. Cristiano Ronaldo sequer tocou na bola direito.

O meio-campo do Manchester não se entendeu, Bruno Fernandes não conseguiu fazer uma jogada de infiltração e nem mesmo o deslocamento de Rashford ou de Sancho ajudaram a equipe a desafogar a pressão do Brentford.

As estatísticas no primeiro tempo também não foram nada animadores para o Manchester United. A equipe inglesa sofreu apenas 4 finalizações, mas as 4 certeiras. O Brentford fez um gol a cada 16 passes e mal manteve 40% de posse de bola, cometendo apenas 4 faltas.

O domínio na posse de bola do Manchester United não se resultou em jogadas ofensivas. A verdade foi que o Red Devills parecia não conseguir mais reagir após o segundo gol. As linhas resolveram baixar um pouco e trabalhar mais a bola. De nada adiantou aos 30 minutos, o Brentford achou um gol com Ben Mee.

Aos 35′, Brian Mbeumo resolveu fechar o caixão ainda no primeiro tempo e colocar o quarto gol na conta do goleiro De Gea. Essa foi a primeira vez na história da Premier League que o Manchester United sofreu 4 gols no primeiro tempo fora de casa.

Disciplina tática do Brentford provoca erros infantis do Manchester Utd

Brentford – Catherine Ivill/Getty Images

O segundo tempo começou da forma que iniciou o primeiro. O Brentford adiantou suas linhas e provocou uma profusão de erros de passes do Manchester United. A movimentação entre as linhas dos Red Devils não surtiu efeito. Eram erros seguidos de erros, que alimentavam os contra-ataques da equipe da casa

Aos 15 minutos, Erick ten Hag, preferiu sacar Sancho para a entrada de Elanga. Não adiantou muito a troca de um ponta por outro, o efeito piorou o deslocamento do lado direito e Elanga logo em seu primeiro lance já estava impedido e permaneceu assim pelo decorrer de todo o segundo tempo.

O jogo não se desenhou favoravelmente para ten Hag que mudou toda a forma do Manchester de jogar, mas não surtiu nenhum efeito contra um Brentford bem postado e disciplinado. No decorrer do segundo tempo, com o time totalmente modificado, a equipe mandante começou a dominar as ações, o que pode ter assustado o Red Devils que buscavam pelo menos diminuir a larga vantagem.

A saída de Eriksen do time do Manchester United para a entrada de van de Beek,. surtiu um bom efeito positivo. O holandês fez uma boa partida, apesar de não solucionar praticamente nenhum problema da equipe de Manchester.

Nessa tarde tenebrosa para o Manchester United, A única boa notícia foi que o jovem meia holandês respondeu bem aos estímulos que Erik ten Hag com ele atuando na mesma posição de Eriksen. O jogador entrou e conseguiu articular algumas boas chegadas com Elanga.

Inicio conturbado de ten Hag

Erik ten Hag – Photo by IAN KINGTON/AFP via Getty Images

Treinador Erik ten Hag tem mais problemas para se preocupar. Seu início de trabalho no Manchester United é pífio, são poucas vitórias com convencimento aos torcedores de que virá fazer um bom trabalho. Os rachas no elenco provocados com a suposta saída de Rashford para o Paris Saint-Germain e de Cristiano Ronaldo parecem ter abalado o clima no vestiário.

Apesar da grande leva de reforços e jogadores qualificados terem desembarcado ao elenco do Manchester United, o seu trabalho não deu liga. Isso pode preocupar o departamento de futebol mais pra frente. De início, o trabalho recebe críticas justificadas. A partida contra o Brentford mostrou um time totalmente apático e sem saber o que fazer.

Após o primeiro gol da equipe mandante, o Manchester ainda conseguiu imprimir algum jogo ofensivo, mas logo depois do segundo, toda a estratégia de ten Hag para a partida desmoronou. O Manchester visivelmente não soube reagir. E nem mesmo as substituições causaram algum efeito.

Não foram apenas erros de posicionamentos ou desacostume tático dos jogadores, mas principalmente, erros técnicos, passes de 5 m que não foram realizados com precisão. O jogo terminou, mas os desdobramentos para ten Hag não, esse é prelúdio de uma crise que pode ser aprofundada se não melhorar os resultados.

Essas e outras notícias do Futebol Internacional você acompanha pelo Esporte News Mundo.