Topo

Com gol milagroso de Vitor Roque, Athletico vai à semifinal da Libertadores

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

12/08/2022 00h28

O Athletico venceu o Estudiantes por 1 a 0 com gol heroico de Vitor Roque e carimbou classificação para enfrentar o Palmeiras na semifinal da Copa Libertadores da America. Em jogo pegado, com a cara do maior torneio da América do Sul, o Furacão marcou aos 51 minutos do segundo tempo e teve gol anulado a seu favor para garantir o resultado.

+Atuações ENM: Vitor Roque marca no último lance e Athletico vence o Estudiantes; veja as notas

COM A CARA DA LIBERTADORES

Jogo no primeiro tempo muito nervoso, como esperado. Mesmo que, no começo da partida, o Athletico tenha conseguido controlar os ânimos de uma pressão inicial. Piatti, logo no primeiro minuto, finalizou de fora para boa defesa de Bento, que só voltou a participar da partida aos 43′.

Este período foi de muita incerteza e inconstância nas duas equipes. O Estudiantes tentava manter a bola e apostava muito nas viradas do centro para os lados do campo, tentando explorar as costas das recomposições de Cuello e Canobbio.

Para isso, Piatti e Castro se posicionavam mais para o meio do gramado, o que possibilitou lance de perigo quando Godoy cruzou e Manuel Castro antecipou Pedro Henrique para desviar para fora, logo aos 6 minutos.

A dinâmica da partida ficou muito pautada nas faltas próximas da área. Na única chance real de gol do Athletico, Khellven cruzou e Andujar rebateu ‘estranho’ para escanteio. Para o Pincha, nove faltas marcadas e nove bolas levantadas na área – a mais perigosa chegou em Rogel, que parou na defesa de Bento, aos 43′.

Rogel teve chance 10 minutos antes, quando recebeu livre dentro da grande área athleticana e bateu forte à esquerda do goleiro brasileiro, para fora. Única chance clara da partida coroa atuação do zagueiro que foi destaque positivo do período, que teve em Canobbio seu jogador mais inconstante – errou muito e mostrou nervosismo para o Athletico.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e no Facebook.

MILAGRE ATHLETICANO

A partida se manteve nos moldes da primeira etapa – um jogo muito nervoso, mas agora mais aberto. O Athletico aproveitava do cansaço Pincha e conseguia jogar nas transições, como criou chances com Cuello e Canobbio, aos seis minutos.

Em contrapartida o Estudiantes conseguia cada vez mais encaixar as tão temidas jogadas aéreas. Aos 16 minutos, Zuqui bateu escanteio e Rogel cabeceou na trave, na sobra, Lollo colocou nas redes – bola passa por Morel, impedido, e vence o goleiro Bento.

Três minutos de revisão resultaram na anulação do tento ao Estudiantes, mesmo que com grande reclamação. Morel, em posição de impedimento, teria atrapalhado a ação do goleiro Bento, mesmo que sem encostar no jogador. O zagueiro Pincha foi considerado participante da jogada e gol foi anulado.

A pressão do Estudiantes teve ápice quando Mauro Mendez, aos 45 minutos, ficou de frente com o goleiro athleticano e chutou forte à direita. O jogo se encaminhava para a decisão por pênaltis e Terans, nos acréscimos, entra com esse propósito.

Entram em jogo as mudanças de Felipão. Vitor Roque entra aos 14 minutos do segundo tempo, no lugar de um cansado e destoante Pablo. Vitinho substituiu Cuello aos 36, para dar dinâmica ao ataque do Furacão. Terans, em campo há pouco, faz bela jogada pela esquerda e encontra Vitinho na área, que leva para a canhota e acha lindo cruzamento para a estrela Vitor Roque antecipar o goleiro Andujar e colocar na rede do Estudiantes – 1 a 0, aos 51 minutos da segunda etapa. Athletico classificado.

COMO FICA?

O Estudiantes, eliminado, volta a jogar em casa no próximo domingo (14) contra o Talleres, pela décima terceira rodada do Campeonato Argentino. O Athletico joga, também no domingo, contra o Flamengo pelo Brasileirão – jogo das 16h, no Maracanã, antecede partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, também contra o Flamengo, na quarta-feira.