Topo

Adversários na Libertadores, Flamengo e Corinthians lideram números e engajamento em redes sociais

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

09/08/2022 19h37

Nesta terça-feira, às 21h30, Flamengo e Corinthians se enfrentam pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores da América – no confronto de ida, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, na Neo Química Arena. E, além da rivalidade dentro de campo, os dois clubes de maior torcida no país também prometem disputas no universo das mídias sociais, nas quais lideram nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter e YouTube.

De acordo com um levantamento recente do Ibope Repucom, o dois clubes, no mês passado, somaram mais de 1 milhão de novos seguidores nas suas redes sociais, sendo os números mais significativos no futebol brasileiro. O Rubro-Negro, inclusive, ultrapassa a casa dos 47 milhões de seguidores totais nas principais mídias digitais e é o clube brasileiro com a maior quantidade combinada. O Timão, por sua vez, mostrou um crescimento significativo no Tik Tok, em que 47% das novas inscrições em julho foram nesta rede social, gerando mais de 30 milhões de seguidores totais para o Corinthians.

+ Flamengo e Corinthians decidem o primeiro semifinalista da Libertadores 2022

Nas comparações totais em âmbito estadual, os clubes também se sobressaem. Ao todo, o alvinegro está acima dos 30 milhões de seguidores, pouco mais de 11 milhões em relação ao segundo colocado, São Paulo. No Rio de Janeiro, o Flamengo tem vantagem ainda maior em relação aos rivais, com cerca de 47,6 milhões de seguidores, número quatro vezes maior que o próximo do ranking no estado, Vasco da Gama.

Engajamento vale mais que seguidores

Mesmo com os números significativos, na visão de Renê Salviano, CEO da agência de marketing esportivo Heatmap e com vasta experiência em captação de patrocínios e projetos especiais em esportes, ter uma grande torcida é um bem a ser explorado pelo clube, sobretudo quando há abrangência em todo o país, mas é preciso encontrar maneiras de lucrar com base nela.

+ Flamengo x Corinthians: prováveis escalações, onde assistir, arbitragem e palpites

– A principal maneira é entender a conexão entre marcas e o planejamento feito clube para a proposta digital. O número de seguidores não funciona sozinho, pois requer o próprio engajamento da torcida, que surge pela criatividade, entendimento do momento e um bom estudo daquilo que se pretende conectar com os torcedores para gerar receita – afirmou o especialista.

Armênio Neto, especialista em geração de receitas na indústria esportiva, segue uma linha de raciocínio parecida.

– O grande desafio dos clubes com grandes torcidas é gerar receitas através dos canais digitais. Além da tradicional venda de produtos, que representa um princípio interessante para monetizar, o conteúdo produzido nas redes sociais é uma forma de inovar e se relacionar com o volume de torcedores e potenciais seguidores – disse Neto.

Dados do último levantamento do Ibope Repucom indicam um aumento no volume de novos seguidores nas contas oficiais das equipes neste ano. Os seis primeiros meses de 2022 registraram aproximadamente 15,6 milhões de inscrições nas cinco principais redes sociais. Para Bernardo Pontes, especialista em marketing esportivo e sócio da BP Sports, esses números expressivos mostram que o investimento nas mídias digitais é indispensável aos clubes.

– Sempre falo que o conteúdo é o novo petróleo. Através dele, os clubes têm inúmeras possibilidades para a geração de negócios. Mas, para que isso aconteça na prática, é extremamente importante estruturar uma equipe qualificada. Fortalecer esse campo de atuação trará inúmeros benefícios, como aproximação junto ao torcedor, crescimento nas redes e aumento das receitas – finalizou o especialista.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Veja os números de cada time

Corinthians:
Twitter: 7.222.878
Instagram: 7,8M
Tik Tok: 2,2M
Facebook: 10.975.738
Youtube: 1,72M
Total: 29.918.616

Flamengo:
Twitter: 9.389.405
Instagram: 14,2M
Tiktok: 5,1M
Facebook: 12.248.108
Youtube: 6,53M
Total: 47.467.513