Topo

Sérvia elimina Estados Unidos e vai enfrentar Brasil nas semifinais da VNL

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

13/07/2022 15h24

Uma coisa é certa, esse ano terá uma nova campeã da VNL. Em um resultado improvável, o atual campeão olímpico Estados Unidos foi eliminado da Liga das Nações pela Sérvia. Na tarde desta quarta-feira, em Ancara na Turquia, a Sérvia bateu as favoritas e únicas campeãs da VNL em 3 a 2, com parciais de 29-27, 25-23, 20-25, 20-25 e 15-13.

Em um jogo com uma atuação instável das americanas, as campeãs mundiais conseguiram garantir a sua vaga para as semifinais e vai enfrentar o Brasil no sábado provavelmente às 9h, horário de Brasília. O jogo vai ser transmitido pelo Sportv 2 e comentado lance a lance pelo Esporte News Mundo.

+ Brasil derrota o Japão e avança para semifinal da Liga das Nações

O técnico Santarelli optou por começar com sua equipe modificada e essa escolha foi fundamental para o desempenho da Sérvia no jogo. A levantadora Drca começou de titular no lugar de Mirkovic e passou segurança e experiência para o time. Diante de uma seleção forte como os Estados Unidos, suas escolhas foram excelentes e foi o grande nome do jogo.

Pela seleção norte americana, a ponteira Kelsey Robinson foi quem teve a maior confiança. Mesmo com um time jogando abaixo do esperado, a jogadora conseguiu ser o desafogo e manter o time vivo no jogo.

O JOGO

Desde o começo a Sérvia conseguiu se manter na frente do placar. De um lado, tinha a levantadora e a oposta com grande aproveitamento de bola e conseguindo garantir as viradas de bola. Já do lado dos EUA, a ponteira Plummer não entrou no jogo e estava sendo um grande desfalque não só no ataque como também na recepção. Percebendo o mal momento da jogadora norte americana, as servias se aproveitaram disso e exploraram a jogadora, conseguindo abrir uma vantagem. Um bloqueio garantiu o primeiro set para o lado da Sérvia.

No segundo set, o técnico dos Estados Unidos optou por manter Plummer na equipe. No entanto, ela continuou não conseguindo virar a bola e, só quando já estava na reta final da parcial e em desvantagem no saque, ele fez a substituição e entrou a jovem Frantti. Apesar de não ter conseguido levar o set, a entrada da ponteira já fez diferença e mudou o ritmo do jogo.

As novidades para a terceira parcial foi ter Frantti e Drews continuando em quadra. Essa escolha do Kiraly foi essencial para a virada de bola dos Estados Unidos e para elas conseguirem vencer os dois sets seguintes, empatando o jogo e levando para o tie-break.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube

No set desempate, a passagem pelo saque da Lozo fez a diferença. Saindo de um 2-1 para um 2-6, a equipe europeia só precisou administrar essa vantagem. Já na reta final do jogo, a Sérvia começou a cometer erros e viu o set que estava com uma grande diferença ser diminuído. Ganhando por 8-13, chegou a ter apenas 2 pontos na frente. No entanto, conseguiu voltar a ter calma e fechar o jogo.

As maiores pontuadoras da partida foram Lozo com 22 pontos e Robinson com 21. Outro nome importante não só para o jogo, mas principalmente para o tie-break foi a oposta Bjelica que terminou com 20 pontos. Ela chamou a responsabilidade e foi essencial para a segurança do time nesse último set.

Os outros dois confrontos das quartas de final vão ser disputados na quinta-feira. Às 9h acontece o jogo entre Itália e China e 12h30 Turquia e Tailândia entram em quadra. Ambos os jogos vão ser transmitidos pelo Sportv 2 e comentados lance a lance pelo Esporte News Mundo.