Topo

Vôlei: Darlan brilha e Brasil supera o Japão na Liga das Nações

Darlan, oposto da seleção brasileira, durante partida contra o Japão, na Liga da Nações de Vôlei - Divulgação/FIVB
Darlan, oposto da seleção brasileira, durante partida contra o Japão, na Liga da Nações de Vôlei Imagem: Divulgação/FIVB

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

10/07/2022 08h56

Em busca de recuperação após a derrota diante da seleção francesa, o Brasil entrou em quadra com força máxima diante do Japão, em Osaka, e bateu os donos da casa por três sets a zero, com parciais de 25 a 23, 25 a 23 e 25 a 22. Foi a última partida da seleção brasileira na fase de classificação da Liga das Nações. Os comandados de Renan Dal Zotto ficam com a sexta colocação e aguarda o fim das partidas para saber quem será o adversário brasileiro nas quartas de final.

Postura agressiva

Diferente do que aconteceu diante da França, a seleção brasileira entrou em quadra com os titulares e com outra postura. Agressivos desde o começo no saque, especialmente com a boa passagem de Isac, o Brasil pressionou o ataque japonês, que encontrava dificuldades no passe e também para fugir de uma boa defesa montada pelo Brasil. O principal jogador japonês, o oposto Yuji Nishida não conseguia se destacar.

Com essa fórmula de agressividade no saque e de um bom volume de jogo, o Brasil venceu o primeiro set apesar de um susto no final da parcial: 25 a 23. A segunda parcial começou com um equilíbrio maior, com os japoneses buscando uma regularidade maior especialmente com o ponteiro Ishikawa. Mesmo com uma melhora do Japão, o time brasileiro seguia comandando o placar, principalmente pela grande atuação do oposto Darlan.

O jovem oposto do SESI-SP não perdia viagem todas as vezes que era acionado por Bruno e tinha grande ajuda de todos os outros jogadores brasileiros no ataque, que estavam muito bem. Com um jogo muito bom na virada de bola, o Brasil venceu o segundo set também pelo placar de 25 a 23.

Tranquilidade no último set

Jogando em alto nível e com um grande volume de jogo, o Brasil encontrou mais tranquilidade na terceira parcial. Sempre na liderança do placar da parcial, o técnico Renan Dal Zotto promoveu a entrada do ponteiro Adriano no lugar de Leal. E o Brasil manteve o mesmo nível de virada de bola.

A equipe japonesa então contava com boa partida de Ishikawa, que conseguiu fazer com que sua seleção encostasse no placar já na parte final do set. Mas, com boa jogada do central Flávio e com um ataque consciente de Adriano, o Brasil fechou a parcial em 25 a 22 e a partida em 3 sets a 0.

Pedreira no caminho

Após derrotar o Japão, o Brasil espera agora o término dos jogos da fase de classificação da Liga das Nações para conhecer o seu adversário nas quartas de final da competição. Como a seleção brasileira terminou em sexto lugar e pelo regulamento, a Itália, seleção que sediará a fase final, termina na primeira colocação, os possíveis adversários do Brasil são Polônia, Estados Unidos ou França. A seleção brasileira não venceu nenhuma partida contra essas três equipes durante a Liga das Nações.