Topo

Caipisaquês, 'Carioca tem que acabar'... As polêmicas na carreira de Fred

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

07/07/2022 07h15

Um grande personagem sempre rende fatos e episódios polêmicos. No caso de Fred não foi diferente durante toda a sua carreira. Diante disso e dando sequência nas reportagens especiais sobre o ídolo tricolor, o Esporte News Mundo relembra alguns acontecimentos que fizeram parte da trajetória do atleta de 38 anos. O jogador vai se aposentar no sábado, quando o Fluminense entra em campo contra o Ceará, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em 2010, ano em que o Fluminense foi campeão brasileiro, Fred teve trocou farpas com duas pessoas importantes do clube. Em setembro, o jogador criticou o chefe do departamento médico, Michel Simoni. Segundo o camisa 9, ele foi liberado para atuar antes de estar totalmente recuperado, o que gerou bastante repercussão.

No fim daquele ano, o técnico Muricy Ramalho criticou o momento de Fred e disparou: “Acho que ele precisa ficar fora de Twitter, essas coisas, e ir mais na Igreja, conhecer Deus ou alguma coisa assim. Falei para sumir um pouco e só aparecer pelo futebol dele”.

Em 2011, mais uma situação incômoda para Fred. O jogador estava bebendo caipisaquês em um Bar na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro, quando foi perseguido por membros de uma torcida organizada do Fluminense. Ele relatou que o ameaçaram de morte e, por isso, fez um boletim de ocorrência. Por causa do episódio, desfalcou o time em dois jogos e ameaçou sair do clube, mas acabou permanecendo. O atacante Rafael Moura também estava com ele.

Na temporada de 2014, o ídolo fez mais uma crítica ao Fluminense. Ele reivindicou os 20 meses de atraso no pagamento dos direitos de imagem, causando mal-estar. No mesmo ano, reclamou da atitude de alguns torcedores, que cobraram o elenco do Fluminense, após derrota para a Chapecoense, no aeroporto. Nas redes sociais, o camisa 9 ameaçou uma greve de jogadores e perguntou se teria que "sair no braço com esse bando de marginais".

LEIA MAIS:

Em 2015, Fred também promoveu uma das entrevistas mais emblemáticas e lembradas até hoje. Durante o Carioca, o atacante fez desabafo após ser expulso na derrota para o Flamengo. Fred disse que "o Campeonato Carioca tem que acabar. Vamos jogar Rio-São Paulo, alguma outra coisa, porque não dá mais. Enquanto estiver assim, acaba o futebol do Rio de Janeiro. Tem que acabar o Campeonato Carioca".

Na temporada seguinte, ídolo do clube se desentendeu com o treinador Levir Culpi. Após cobrar Gustavo Scarpa no vestiário, Fred foi repreendido pelo técnico, que o acusar de humilhar o Moleque de Xerém. O problema foi um dos fatores que fizeram com que o ídolo deixasse o clube.

FOTO: NELSON PEREZ/FLUMINENSE

Vestindo a camisa do Atlético-MG, Fred não teve problema, mas sua saída para o Cruzeiro, logo em seguida, gerou embates entre os clubes na Justiça. Na Raposa, o jogador acionou o clube na Justiça por não pagar a multa rescisória com o rival, o que ele alega ter sido acordado. O caso rendeu inúmeras declarações entre as partes e ainda não foi encerrado.

No ano de sua aposentadoria, Fred protagonizou discussões em campo no Campeonato Carioca de 2022. Na semifinal, contra o Botafogo, o camisa 9 entrou no jogo durante o segundo tempo e foi expulso 11 minutos depois. Por causa da confusão generalizada em campo após o cartão vermelho, o árbitro encerrou a partida, que classificou o Tricolor para a final.

No jogo de ida da final do Carioca de contra o Flamengo, Fred também gerou polêmica. Após uma falta marcada para o rival, o camisa 9 descontou a indignação em Everton Ribeiro. Na sequência, Bruno Henrique discutiu com o ídolo e os jogadores quase brigaram em campo, mas acabaram sendo expulsos.