Topo

Fortaleza precisa mais do que o dobro do aproveitamento feito em 15 jogos para não ser rebaixado no Brasileirão; entenda

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

04/07/2022 13h05

Neste último domingo (3), o Fortaleza sofreu mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. Perdeu para o Coritiba por 2 a 1 e amarga a lanterna com apenas 10 pontos. Para não ir à Série B de 2023, o Leão do Pici precisará fazer nos próximos jogos mais do que o dobro do aproveitamento feito nos 15 confrontos já disputados.

LEIA TAMBÉM:

Com a campanha de apenas duas vitórias, quatro empates e nove derrotas, o Tricolor é o último colocado do Brasileirão e está a sete pontos do primeiro time fora do Z4. A porcentagem de pontos ganhos por pontos disputados é de 22,2%, isto é, conquistou 10 de 45 pontos em jogo.

Ainda tem mais quatro rodadas do primeiro turno e todo o returno para o Fortaleza se recuperar, ou seja, ainda há tempo, mas se olharmos para os números que o time precisa, veremos que necessita de muito para conseguir o objetivo de momento, que é a permanência.

Restam 23 jogos e, assim, 69 pontos para o Leão do Pici disputar. Para chegar na pontuação base contra o rebaixamento (45), demandará do time fazer mais 35 pontos, ou seja, daqui para frente precisa ter um aproveitamento de 50%, que é mais de duas vezes do que foi feito em 15 partidas. Mesmo para chegar na própria pontuação de 2020, quando o Fortaleza se livrou da Série B com 41 pontos, precisa de 45% de aproveitamento a partir de agora.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube

Lembrando que os dados apresentados anteriormente não dizem sobre um possível aproveitamento final, e sim, comparam as duas partes do campeonato – 15 rodadas já passadas e 23 duelos ainda por vir. Por exemplo, se o Fortaleza terminar com 45 pontos, ele terá 39% de aproveitamento no total, ou seja, menos do dobro da atual porcentagem, que é 22,2%. Mas para isso, é preciso conquistar metade dos pontos que disputará, que significa ter 50% a partir de agora.